Natal, a festa que vai além de seu caráter religioso.

Feliz, feliz é o Natal, que faz com que nos lembremos das ilusões de nossa infância,  que faz o avô recordar as alegrias de sua juventude,
 e que leva o viajante  à sua chaminé e ao seu doce lar!
  — Charles Dickens.


O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. A data, para sua celebração,  embora simbólica,  é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

O porquê de ter sido escolhido essa data para celebrar o nascimento de Jesus, começou 3 mil anos antes de seu nascimento.  Nessa época as civilizações tinham o costume de celebrar o Solstício de Inverno, ou seja, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que após essa data o sol ficava mais tempo no céu, deixando os dias mais longos, o que significava uma boa colheita, já que viviam basicamente da agricultura. 

Na cultura Persa eles celebravam no dia 25 de dezembro o  nascimento do Deus do Sol chamado Mitra.  Assim, quando Alexandre, o Grande, conquistou os persas, o culto a Mitra se espalhou por seu Império, tanto que quando Roma conquistou as regiões do antigo Império Grego, o culto a Mitra já estava enraizado na cultura do povo.

Em Roma, a celebração Mitra passou a se chamar Festival do Sol Invicto, e fechava outra festa dedicada ao solstício: a Saturnália que homenageava Saturno, Deus da agricultura. Durava uma semana e, segundo alguns historiadores, nessa época as pessoas comiam e trocavam presentes, o que por mera coincidência (será?) perdurou até os dias de hoje. 

Com isso a Igreja podia agradar os romanos participa ndo da festa e, ao mesmo tempo, estimulava os que não eram cristãos a se converterem. Com a conversão cada vez maior de povos pagãos ao cristianismo e como a Igreja não conseguia eliminar tais comemorações e,  aliado ao desconhecimento da data em que Jesus tinha nascido, após algumas datas simbólicas terem sido sugeridas,  o historiador cristão Sextus Julius Africanus sugeriu que o nascimento de Jesus fosse comemorado no dia 25 de dezembro, o qual coincidia com o Dia do Festival do Sol Invicto.

Dessa forma o Natal passou a ser uma comemoração cristã, porém, herdando os costumes pagãos como a troca de presentes e refeições especiais e, finalmente, em 354 d.C., o Papa Libério decretou que o Natal cristão era em 25 de dezembro

O fato é que a comemoração acabou por transcender seu caráter religioso e o Natal passou a ser uma época festiva para cristãos e não cristãos, o que proporcionou um aumento significativo nas vendas natalinas, que vem crescendo de forma constante ao longo dos últimos séculos em diversas partes do mundo.

Na verdade, como eram os primeiros Natais cristãos, não sabemos, porém a troca de presentes e as refeições suntuosas permaneceram até hoje, juntamente com os costumes de outros povos que foram adicionados à tradição natalina, ao longo da Idade Média, enquanto missionários espalhavam o cristianismo pela Europa.

E, talvez seja esta a razão pela qual a data mais importante do calendário cristão envolve a presença de diversos símbolos tradicionais como a decoração colorida das casas, a árvore de Natal, luzes pisca-pisca, guirlandas, presépios, iluminação das ruas com desenhos natalinos, músicas natalinas, festas nas igrejas, troca de presentes e cartões de Natal, e, por fim, no dia 25, a reunião com a família e/ou amigos para compartilharem a Ceia de Natal recheada de todas as tradições mais o toque especial de cada família.

🔶Algumas das particularidades e aspectos interessantes do Natal ao redor do mundo:
🎄 Alemanha
O Weihnachtzeit significa Período de Natal e é contado a partir do último domingo de novembro que é quando se inicia o período do Advento –  O Adventszeit (período de preparação para a chegada de Jesus) onde as famílias mantêm a tradição de fazer a Coroa do Advento, formada por quatro velas. A cada domingo, uma vela é acesa. A árvore é decorada com os "pfefferkuchen", bolachinhas recobertas de glacê colorido.

Os presentes são entregues por São Nicolau que viaja de burro durante a noite deixando moedas, chocolates, laranjas e brinquedos nos sapatos das crianças comportadas.

Knecht Ruprecht, seu auxiliar, é um tipo de barba suja, roupas escuras e coberto por sinos, que carrega uma vara ou pequeno chicote para punir as crianças que não se comportaram bem.

🎄 Austrália
O Natal na Austrália ocorre no verão, assim alguns australianos, na véspera, comemoram com um piquenique organizado no campo ou na praia.

O cardápio é variado e inclui pratos tradicionais, como peru, presunto e pudim de ameixa, e de origem aborígene, como canguru defumado, molho de brandy e merengue com nozes locais.

Eles também decoram as casas com muitas flores e plantas. Na Austrália, os presentes de natal são abertos apenas na manhã do dia 25.

🎄 Bélgica
Na Bélgica o bom velhinho é conhecido como São Nicolau, que no dia  4 de dezembro visita a casa de todas as crianças para saber quem se comportou direitinho. Dois dias depois, ele volta para pôr os presentes nas cestinhas dos meninos e meninas que passaram no teste. Em contrapartida, as crianças deixam cenouras para alimentar as renas do velhinho.

🎄 China
Os chineses, em sua grande maioria, por não serem cristãos, não comemoram tanto o Natal em comparação ao Ano Novo Chinês. Algumas pessoas montam árvores artificiais em suas casas, decorando-as com enfeites feitos de papel, como flores e lanterninhas.

As crianças penduram meias na sala e ficam à espera de Papai Noel. O bom velhinho é chamado pelos pequenos de Dun Che Lao Ren (homem velho do Natal, em chinês).

Em Hong Kong, o Natal é conhecido como Ta Chiu, uma cerimônia de renovação e paz. Uma das tradições é queimar uma lista com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até o céu.

🎄 Espanha
O presépio, para os espanhóis, é o mais importante do Natal,  tanto para os adultos como pelas crianças. À meia-noite da virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, uma vela é acesa do lado do Menino Jesus. As crianças esperam até dia 6 de janeiro para receber os presentes dados pelos três Reis Magos e não pelo Papai Noel.

Na cidade de Barcelona, bonecos de personalidades fazendo cocô também viraram uma tradição natalina. É isso mesmo: fabricados desde o século XVIII, as figuras simbolizam prosperidade e esperança. O jogador de futebol Ronaldo e políticos como Lula, Barack Obama e Hugo Chávez já ganharam suas respectivas versões.

🎄 Estados Unidos
O Natal americano é um dos mais iluminados e admirados do mundo. As casas ficam repletas de lâmpadas coloridas, bonecos de neve, guirlandas, pinheiros com bolas de vidro vermelhas.  É comum algumas cidades premiarem a casa ou estabelecimento com a decoração mais bonita. 

Na véspera de Natal os vizinhos e amigos se reúnem para cantar “Christmas Carols” e confraternizar. A reunião da família ocorre na hora do almoço, quando se serve o tradicional peru de Natal.

Na lareira as crianças penduram meias e os presentes só são abertos na manhã do dia 25 de dezembro.  Uma brincadeira muito popular da época é o Elefante Branco. Em vez de sortear o amigo-secreto, as pessoas trazem presentes, os colocam debaixo da árvore e decidem uma ordem para que cada um escolha um pacote. Os participantes também podem optar por roubar um presente que já foi escolhido.

🎄 Filipinas
Considerado o país asiático com maior quantidade de católicos, o Natal nas Filipinas é o feriado mais esperado do ano e a celebração mais longa do calendário do país.

A Noche Buena, celebrada após a Misa de Gallo, é uma comemoração familiar que acontece dia 24 de dezembro. Nesse dia, as famílias filipinas se reunem para a ceia de Natal cujo prato principal é o hamón (não escrevi errado! Se escreve assim em tagalog) assado (muito parecido com o tender brasileiro) e o queso de bola (ou queijo edam). O resto da ceia, no entanto, depende da situação econômica de cada família.

As crianças visitam seus avós para pedirem o aguinaldo, ou seja, um presente de Natal em forma de dinheiro. Também é esperado que se dê o aguinaldo para as pessoas que trabalham para você, como empregadas domésticas, motoristas e até taxistas.

O parol (que vem do espanhol, farol) é a lanterna de Natal que complementa a “tradicional” decoração natalina das residências e comércios composta por árvores, bolas, fitas, viscos, presépios e luzes. Seu formato clássico é o de uma estrela de cinco pontas cuja estrutura é coberta por papel de arroz ou celofane e ela é pendurada em janelas e portas de residências locais.

🎄 França
Os franceses comemoram o Natal e o Ano Novo repetindo a mesma festa, inclusive a troca de presentes. O doce típico é o buche, feito de marzipã coberto com chocolate e em forma de tronco de árvore. Há também a tradição de se deixar queimar uma tora de madeira da noite de Natal até a virada, com o objetivo de garantir uma boa colheita no ano seguinte.

Père Noel (o Papai Noel francês) tem como ajudante o Père Fouetard, personagem encarregado de informar ao bom velhinho quais crianças se comportaram bem durante o ano.

🎄 Holanda
O Natal é comemorado em 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Esse é o dia da ceia e da troca de presentes. Sinterklaas, o Papai Noel, chega montado em um cavalo branco acompanhado do ajudante Zwarte Pieten, responsável por limpar as chaminés das casas.

Sinterklaas carrega ainda um livro onde estão registradas todas as ações – boas e más – feitas pelas crianças durante o ano.

🎄 Islândia
Nos 13 dias que antecedem o Natal, 13 duendes do tipo troll, chamados “Jólasveinarnir”, saem às ruas para brincar com as crianças. Pela tradição islandesa, as crianças colocam seus melhores calçados na janela e um “duende” diferente deixa presentes para as que se comportaram durante o ano e batatas podres para as que não.

Os duendes são muito travessos e seus nomes se referem à traquinagem que aprontam: “espiador de janelas”, o “ladrão de salsichas” e o “lambedor de colheres”.

🎄 Itália
A entrega dos presentes acontece no Dia de Reis, em 6 de janeiro. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças não esperam Papai Noel, mas sim a Befana, uma bruxa que entrega presentes para as boas crianças e castigo para as más.

Segundo a lenda, A Befana negou abrigo e comida aos Reis Magos, mas um tempo depois se arrependeu, mas já era tarde e como eles já estavam muito longe, até hoje,  vaga pelo mundo procurando o menino Jesus.

🎄 Japão
O Natal não costuma ser comemorado pela população budista e xintoísta. Mesmo assim, os jovens aproveitam a data para se encontrar em lanchonetes e comer bolo. Há também no país uma escola para Papais Noéis, que ensina a fazer o "ho-ho-ho" perfeito, a andar como autênticos bom velhinhos e a entregar de forma correta os presentes

🎄 México
Do dia 16 a 24 de dezembro, são realizadas as Posadas, procissões que simbolizam o caminho feito pelos pais de Jesus antes deste nascer.  Os participantes vão de casa em casa pedindo abrigo até serem recebidos por alguma família.

La piñata é um grande enfeite cheio de doces, em forma de pássaro, avião ou boneca, que fica pendurado numa árvore. As crianças, com os olhos vendados,  usam uma varinha para furar o enfeite e fazer os doces despencarem.

🎄 Polônia
A véspera de Natal é a noite mais solene e mais emocionante do ano para a maioria dos poloneses. Eternizou-se na tradição polonesa como noite de verdadeira aproximação, de perdão, lição de amor e confraternização.

O Natal é precedido pela época do Advento. Neste período os crentes participam em missas rorate dedicadas à Virgem Maria. A tradição manda fazer pães-de-mel natalinos, enfeites da árvore de Natal e enviar postais com votos de boas festas aos parentes e amigos.

Uma das maiores tradições, na ceia, é a torta de sementes de papoula, que só pode ser servida pela dona da casa.

Na época do Advento, em 6 de dezembro, é comemorado o dia do Papai Noel em que as crianças recebem presentes enfiados em sapatos ou colocados debaixo de almofadas.

🎄 Portugal
Na ceia da véspera do Natal, o prato principal é bacalhau e arroz de polvo, e para a sobremesa são servidas as tradicionais rabanadas.

Já no almoço de 25 de dezembro, o prato mais tradicional é o cordeiro ao forno. Para sobremesa é servido o Bolo Rei, dentro do qual o anfitrião esconde um pequeno presente.

Geralmente as crianças escolhem um local na casa e colocam um sapato, onde serão colocados seus presentes que só poderão ser abertos no dia 25 de dezembro.

🎄 Rússia
Apesar do Natal não ser reconhecido oficialmente, de 25 de dezembro a 5 de janeiro, os russos celebram o Festival do Inverno, tão importante quanto o nosso Natal.

As pessoas decoram as chamadas "Árvores de Ano Novo" e um personagem parecido com o Papai Noel veste-se com roupa vermelha, usa barbas brancas e botas pretas. Sua ajudante chega badalando um sininho no dia do ano novo. Há russos que comemoram o Natal no dia 6 de janeiro. As crianças recebem presentes no primeiro dia do ano.

🎄 Suécia
As famílias suecas iniciam a comemoração do Natal em 13 de dezembro, dia de Santa Lúcia. A filha mais velha da família serve café e pães doces a todos, vestindo um robe branco, um cinto vermelho e uma coroa de velas acesas. Dois pratos bem tradicionais são o pão de gengibre e o peixe desidratado assado na manteiga.

🎄 Suíça
O país promove todos os anos um mergulho no lago Genebra, em Genebra. Dezenas de pessoas fantasiadas de Papai Noel e rena do nariz vermelho participam do evento.

Há também uma competição para premiar o melhor "bom velhinho" do mundo. Os candidatos participam de provas como corrida de trenó e escalada de chaminé.


🔶 Curiosidades sobre as tradições de Natal
🎄A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510. Acredita-se também que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Há muitas versões, porém, não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.

🎄 A árvore de natal é montada no dia 30 de novembro e desmontada no dia 6 de janeiro, Dia de Reis Magos.

🎄 As guirlandas são presas na porta de entrada da casa e indicam a presença de Jesus naquele lar.

🎄As bolas natalinas surgiram para substituir os enfeites mais antigos das árvores, como maçãs e pedras, que eram amarradas nos pinheiros. Inicialmente, eram feitas de pano.

🎄 Segundo a lenda, as bolas das árvores foram inventadas por um soprador de vidros da cidade de Lauscha, em 1847.

🎄 As velas são utilizadas para enfeitar a mesa da ceia, trazendo luminosidade que renova nossas vidas, como sendo a própria luz de Jesus.

🎄Na decoração é comum ver sinos, pois representam a mensagem “nasceu jesus”.

🎄As estrelas possuem um brilho natural e trazem felicidade e a maior delas, colocada na parte mais alta da árvore, representa o próprio menino Jesus.

🎄 A primeira árvore de Natal montada no Brasil foi em 1909, no Rio Grande do Norte. Coincidentemente, a capital do estado leva este nome justamente por ter sido fundada em 25 de dezembro.

🎄São Francisco de Assis montou o primeiro presépio para celebrar um Natal realista, onde reproduziu o ambiente no qual Jesus nasceu para destacar a importância da simplicidade e da fraternidade.

🎄As meias de natal existem devido a uma antiga lenda, em que uma família muito pobre colocou meias para secar e São Nicolau as encheu de ouro.

🎄As folhas de azevinho, por serem naturais, são o símbolo da vida e trazem boas energias e bons pressentimentos para as pessoas.

🎄Nos países que estão na estação do inverno, costuma-se fazer bonecos de neve. Eles não têm um significado, mas são tradicionais por representarem uma forma de distração para as crianças.

🎄Edward Johnson, assistente de Thomas Edison (inventor da lâmpada elétrica), foi quem teve a ideia de colocar luzinhas nas árvores de Natal, em 1882. Mas elas só passaram a ser vendidas à população em 1890.

🎄 Levar um galo ao ato religioso era um costume em Portugal e Espanha. Se o animal cantasse, isso seria um sinal positivo para o ano seguinte. Daí o nome Missa do Galo.

🎄 Jingle Bells, composta em 1856, foi a primeira música cantada no espaço no dia 16 de dezembro em 1965, na missão Gemini 6.

🎄 A canção “Noite Feliz” nasceu na Áustria, em 1818, na cidade de Amsdorf. Quando ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles, o padre foi buscar um instrumento que pudesse substituir o antigo, para que o Natal não passasse sem música. Durante a procura, imaginou como teria sido a noite em Belém e surgiu a melodia.

🎄Os presentes se tornaram uma tradição do natal, pois os três reis magos levaram incenso, ouro e mirra para serem oferecidos ao rei dos reis, logo após o seu nascimento.

🎄A Estátua da Liberdade foi um presente de Natal dado pela França aos Estados Unidos.

🎄Na Idade Média, as crianças eram presenteadas por São Nicolau no dia 6 de dezembro. Como os protestantes não gostavam dessa veneração ao santo católico, o reformador Martinho Lutero fez com que a troca de presentes fosse transferida para 24 de dezembro. A partir de então, Jesus passou a trazer os presentes.

🎄 A figura do Papai Noel é uma homenagem ao bispo católico São Nicolau, que presenteava crianças pobres no século IV. No entanto, o visual dele era marrom ou verde. O Bom velhinho só passou a usar vermelho após uma agressiva campanha publicitária da Coca-Cola, em 1991.

🎄 Os primeiros cartões de Natal datam de 1843 e foram feitos manualmente. O primeiro que se tem registro foi enviado por John Calcott Horsely a Henry Cole, o mesmo amigo que lhe deu a idéia de fazê-los. Horsely queria fazer cartas rapidamente a todos seus familiares, felicitando-os pela data.

E para finalizar, abaixo relacionamos uma pequena lista, em ordem alfabética, de como se diz FELIZ NATAL. Convém lembrar que quando tiver dúvida, simplesmente diga MERRY CHRISTMAS que é reconhecida em quase todos os países do mundo, independente do idioma local.

😌 Alemanha: Fröhliche Weihnachten
·   😌 Austrália: Happy Christmas
·   😌 Áustria: Frohe Weihnachten
·   😌 Bahamas: Happy Christmas
·   😌 Bélgica: Zalig Kerstfeest
·   😌 Brasil: Feliz Natal
·   😌 Bulgaria: Vessela Koleda
·   😌 Canadá: Merry Christmas, Joyeux Noël, Merry Christmas
·   😌 China: Sheng Tan Kuai Loh
·   😌 Dinamarca: Glaedelig Jul
·   😌 Egito: Milad Mubarak
·   😌 Espanha e nos demais países que falam espanhol: Feliz Navidad
·   😌 Estados Unidos: Merry Christmas, Happy Holidays, Season's Greetings
·   😌 Filipinas: Maligayang Pasko
·   😌 França: Joyeux Noël
·   😌 Grécia: Eftihismena Christougenna
·   😌 Holanda: Prettige Kerstdagen, Zalig Kerstfeest, Vrolijk Kerstfeest en een  Gelukkig Nieuwjaar
·   😌 Hungria: Boldog Karácsonyt
·   😌 Indonésia: a Salamet Hari Natal
·   😌 Itália: Buon Natale
·   😌 Iugoslávia: Cestitamo Bozic
·   😌 Japão: Merii Kurisumasu
·   😌 Noruega: God Jul, Gledelig Jul
·   😌 Portugal e nos demais países que falam português: Boas Festas
·   😌 Reino Unido: Merry Christmas, Happy Christmas, Nadolig Llawen
·   😌 Russia: Hristos Razdajetsja, S Rozdjestvom Hristovim
·   😌 Suécia: God Jul
·   😌 Suíça: Fröhlichi Wiehnacht, Joyeux Noël





Tags:
Feliz Natal, Merry Christmas, Boas festas, BuonNatale, Papai Noel, São Nicolau, Santa Claus, Noite Feliz, Jesus Cristo, IgrejaCatólica, Igreja Romana, Igreja Ortodoxa.

Leia Mais: