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Viva Bem, Rejuvenesça e Prolongue sua vida!

Viver bem é o desejo de todo o ser humano e, na verdade, para que isto aconteça, é fundamental saber cultivar saúde mental e física e, acima de tudo, a todo o tempo,  cuidar do que ingerimos diariamente. 

Comer apenas o que gostamos é muito agradável e cómodo, porém, se partirmos do principio que somos o que comemos, signfica que cada alimento que ingerimos afeta nosso bem estar, a saúde física e mental e a qualidade de vida.

Por isso, ter uma alimentação  equlibrada às nossas necessidades  é fundamental para vivermos bem, nos mantermos mais jovens e  prolongar um pouco mais nossa existência.



Alguns hábitos simples, facilmente incorporados à rotina, podem trazer benefícios significativos ao longo dos anos,  que além de proporcionarem bem-estar,  previnem uma série de doenças, como aumento da pressão arterial, colesterol, obesidade e alteração nos níveis de glicose no sangue.

Pode-se dizer que uma rotina alimentar saudável começa com a escolha dos alimentos e, por isso, é importante consumir  alimentos capazes de fornecer quantidades adequadas de nutrientes  — carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras —  ao organismo.

Assim, um cardápio equilibrado que contenha frutas, legumes, verduras, aliando-se a uma redução do consumo de frituras, gorduras e produtos industrializados, são suficientes, por exemplo, para prevenir a obesidade e a hipertensão.

Segundo especialistas, alguns alimentos —  fáceis de serem encontrados nas feiras, nos supermercados ou nos restaurantes — deveriam serem ingeridos todos os dia,  por que além de serem alimentos saudáveis possuem poderosos nutrientes que ajudam a melhorar  a condição física, a disposição, a rejuvenescer e a  prolongar  a vida. 

Confira abaixo “uma pequena lista” dos alimentos que são imprescindíveis para uma boa alimentação diária. 

♦ Alho
Melhora o sistema imunológico e combate bactérias e fungos. Também ajuda no tratamento de gripes e resfriados. Baixa os níveis de açúcar no sangue, controla o aparecimento de tumores, inibe a produção do mau colesterol e impede a arteriosclerose.
 
Quanto ingerir por dia: Um dente grande cru e amassado.

Aveia
Entre os alimentos saudáveis, a aveia foi o primeiro a ganhar a aprovação do Food and Drug Administration, equivalente à ANVISA nos Estados Unidos. Ela é rica em fibras solúveis, que diminuem o risco de doenças do coração. Além disso, é rica em proteínas e carboidratos.

Quanto ingerir por dia: ½ xícara. 
 

Blueberry
Não é fácil encontrar blueberries frescas no Brasil, mas alguns supermercados oferecem esta fruta congelada. Ela possui mais antioxidantes do que qualquer outra fruta originária da América do Norte.

Previne câncer, diabetes e doenças neurológicas relacionadas à idade. Por isso, recebeu o apelido de brain berry, que seria algo como frutinha do cérebro.

Alguns estudos mostraram que elas são ricas em fibras e vitaminas A e C, que ajudam no bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Quanto ingerir por dia: 1 xícara da fruta fresca ou ½ xícara dela congelada ou seca.


Castanha-do-pará
Contém selênio e vitamina E, que contribuem para desacelerar o envelhecimento,  aumenta a imunidade, além de reduzir  o risco de doenças do coração e equilibrar o hormônio da tireoide.


Quanto ingerir por dia: Uma unidade por dia.

 
♦ Cenoura
A maioria das frutas e legumes vermelhos, amarelos ou laranja é rica em carotenoides – substâncias solúveis em gordura associadas à redução de vários tipos de câncer e à inflamação comum a pacientes que sofrem de asma e artrite reumatoide. Nenhum deles, porém, é tão fácil de preparar e tem tão poucas calorias quanto as cenouras.

Quanto ingerir por dia: ½ xícara.

♦ Espinafre
É rico em Ômega 3 e folatos, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame e osteoporose. Folatos também aumentam o fluxo de sangue, o que pode ajudar a prevenir problemas sexuais relacionados ao avanço da idade.

O espinafre ainda possui luteína, que ajuda a prevenir a degeneração macular, um problema da retina que afeta principalmente os idosos.

Quanto ingerir por dia: 1 xícara de espinafre fresco ou ½ xícara da verdura cozida.  

Feijão Preto
Todos os feijões são bons para o coração, mas nenhum melhora tanto a capacidade quanto o preto. Isso porque esse tipo de feijão contém antocianina, substância antioxidante que já comprovou ter efeitos positivos sobre o funcionamento do cérebro.

Quanto ingerir por dia: ½ xícara oferece 8g de proteínas e 7,5g de fibras.

Frutas vermelhas
Amora, framboesa e morango têm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce, e flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas.

Quanto ingerir por dia:   Beba diariamente duas xícaras (chá) com um mix dessas frutas, um copo de suco ou duas xícaras de chá feito com as folhas.

♦ Iogurte
Suas bactérias equilibram a flora intestinal, previnem infecções, controlam o colesterol e reduzem o risco de câncer. A bebida não deve ter conservantes e açúcares.

Quanto ingerir por dia:  Um copo ou uma xícara

Linhaça
Tem ácidos graxos omega 3 que baixam o colesterol ruim e a taxa de triglicérides,  além de amenizar os sintomas da TPM.

Quanto ingerir por dia: Uma colher (sopa) por dia  

♦ Maçã
Rica em quercitrina, reduz os riscos de doenças cerebrovasculares, câncer no pulmão, fígado e estômago e, também, reduz problemas de garganta. A fruta além de acalmar,  acaba com a ansiedade e ajuda a dormir melhor.

Quanto ingerir por dia: Cinco por semana

Manga
Rica em  betacaroteno que previne catarata, doença dos olhos que surge com a idade, e protege os pulmões de infecções.

Quanto ingerir por dia: Coma uma unidade, duas vezes por semana

Nozes
Ricas em Ômega 3, as têm ação anti-inflamatória,  reduzem o colesterol ruim, impedem a formação de coágulos no sangue e fortalecem ossos e dentes.

Quanto ingerir por dia: 7 nozes.

Pimentão
Considerado alimento antioxidante. Contém vitaminas A e C  e quando maduro, é mais rico em vitamina C.

Indicado no combate de infecções, hemorragia, gripe, resfriado e cansaço muscular e, também, é bom para a saúde dos olhos, cabelos, unhas e pele e também combate o estresse.

Estudos revelam que o pimentão ajuda na remoção do colesterol sanguíneo. Apresenta baixas calorias, podendo ser usado nos regimes de emagrecimento. É indicado contra enjoos e incontinência urinária, porém, algumas pessoas apresentam intolerância e problemas digestivos quando consomem pimentão

Quanto ingerir por dia: máximo três por dia

Tomate

A coloração vermelha tomate carrega um antioxidante chamado licopeno, uma substância que é absorvida com mais facilidade quando o tomate é processado, em molho ou Ketchup.

Rico em licopeno, diminui o risco de câncer na bexiga, pulmão, próstata, pele e estômago, além de reduzir problemas na artéria coronária e controlar o colesterol. Também protege contra os males de Alzheimer e de Parkinson.

Quanto ingerir por dia: 2 tomates por dia 


Convém lembrar,  que para manter uma alimentação equilibrada não significa fazer dieta ou  mudar radicalmente os seus hábitos alimentares, nem deixar de comer aquilo que lhe dá prazer.
 
O segredo está em variar os alimentos e equilibrar as refeições de acordo com as suas necessidades energéticas e estar pronto  para mudar e/ou adquirir certos hábitos simples — confira abaixo — que podem facilmente serem incorporados à nossa rotina diária, pois,   além de nos trazerem  benefícios significativos ao longo dos anos, certamente nos ajudarão a viver bem, a rejuvenescer e a prolongar nossa existência.

♦ Coma grande variedade de alimentos em porções reduzidas;

♦ Faça um bom pequeno almoço e evite longos períodos de jejum;

 Consuma no máximo duas gemas de ovos por semana (incluindo preparações que as contenham);

♦ Consuma alimentos integrais, frutas e vegetais todos os dias, pois fornecem vitaminas e minerais e também ajudam a ingerir menos calorias, enquanto saciam sua fome;

♦ Restrinja o consumo de maionese, manteiga, creme de leite, bacon, salame, mortadela e presunto;

♦ Aumente o consumo de fibras, ingerindo frutas, vegetais;

♦ Prefira leites desnatados;

♦ Diminua o consumo de açúcar e doces;

♦ Use sal com moderação;

♦ Evite alimentos que o contenham  temperos prontos, prefira as ervas naturais como condimento;

♦ Diminua as frituras;

♦ Utilize sempre óleos de origem vegetal na preparação dos alimentos: óleo de canola, milho, girassol e soja;

♦ Use o azeite de oliva para  temperar saladas;

♦ Retire a pele do frango e a gordura aparente das carnes antes de prepará-las;

♦ Controle o consumo de alimentos embutidos e enlatados: milho, ervilha, salsicha, presunto, salame, palmito, etc.;

♦ Opte por alimentos assados, cozidos e grelhados;

♦ Pratique atividade física no mínimo 3 vezes por semana e evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros;

♦ Ingira no mínimo 2 litros de água por dia.

 
Viva Bem, Rejuvenesça e Prolongue sua vida!
Fonte:
Novo Guia de Nutrição – Saúde é  Vital!, Revista Abril, Revista Vida e Saúde e Revista Época
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