São Longuinho acha tudo… Só não esqueça dos 3 pulinhos!


Há uma crença popular de que São Longuinho acha objetos perdidos. Você perde alguma coisa. Procura em todos os cantos da casa, mas não acha. Aí você se lembra de “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três  pulinhos.

E não é que o objeto perdido aparece onde você menos espera. Nesse momento, é hora de fazer sua parte e agradecer ao “protetor dos esquecidos”: dar os três pulinhos que geralmente veem acompanhados de risadas e gritinhos de alegria por ter recuperado o objeto perdido. 

A fama de Longuinho, mesmo séculos após morto, se espalhou mundo afora e as pessoas seguem dando os três pulinhos em forma de agradecimento. São Longuinho talvez seja uma das figuras mais populares que ultrapassa a barreira de qualquer religião já que encontra “seguidores” nas mais diferentes crenças – principalmente entre os brasileiros.

O fato é que pouco se sabe sobre a origem dessa superstição saltitante. Luiza Leme de Almeida, protetora da imagem do santo, na cidade de Guararema (entre a grande São Paulo e o Vale do Paraíba) diz que o motivo de São Longuinho pedir os três pulinhos, é que além de ter problemas na visão, São Longuinho tinha problemas nas pernas. “Ele não conseguia caminhar direito, por isso, gosta de “ver” as pessoas pulando em homenagem a ele”, diz ela.

Longinus, também chamado de Cássio, nasceu em Cappadocia, atual Turquia, e  viveu no século primeiro. Acredita-se que tenha sido o centurião romano que na  crucificação perfurou Jesus com uma lança e que reconheceu Cristo como “o filho de Deus”; reconhecido nas igrejas Ortodoxa, Igreja Católica, Igreja Apostólica Armênia.

Na verdade, ele não se chama Longuinho, e sim Longino. Longuinho é um aportuguesamento de Longinus, nome comum aos mártires, afirma o teólogo Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Longinus, por sua vez, vem do grego lonkhe, lança em português.

Conta-se que Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma. Nas tavernas e reuniões dos soldados, ele sempre encontrava coisas perdidas, por ser baixinho, e as entregava a seus donos e, por isso, acabou se tornando famoso na legião romana. 

Acredita-se que venha dessa história o hábito de pedir ajuda a ele quando se perde algo. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

Uma outra lenda diz que ele se feriu antes de virar cristão e perdeu um braço. Já uma outra diz que ele foi o soldado que cravou uma lança no coração de Jesus Cristo.

Conta-se que o costume existente na Roma antiga fazia com que os crucificados tivessem seus pés quebrados a fim de facilitar a retirada da cruz, mas os relatos bíblicos dizem que, quando chegou a vez de Jesus, seus pés já se encontravam soltos e assim, um dos soldados, no lugar de quebrar seus pés, perfurou o corpo de Jesus com uma lança, de onde jorrou sangue e água.

Longinus era cego de um olho e ficou curado quando algumas gotas da água do coração de Jesus caíram sobre seus olhos. Então, ele se converteu e abandonou o exército, transformando-se num monge e, seguindo recomendação dos apóstolos de Jesus, passou a viver em Cesaréa da Capadócia, atual Turquia, por isso algumas imagens de São Longuinho o representam como um monge, outras como um soldado.

A túnica e o capuz marrom de São Longuinho simbolizam a humildade e é também a roupa de uma longa jornada. O alforje ou bolsa de São Longuinho simboliza a bagagem de sua jornada espiritual: o encontro com Jesus Cristo na cruz, que o transformou num homem de paz e de amor ao próximo.

A lanterna de São Longuinho simboliza o fato de ele ajudar a encontrar coisas perdidas. O cajado de São longuinho simboliza a fé, que o apoiou em sua jornada após conhecer Jesus Cristo. Esta fé o apoiou tanto, que ele se tornou mártir por não renegar a fé em Cristo.

São Longuinho também é representado como um soldado romano, portando uma lança, a lança com a qual ele perfurou o peito de Jesus, razão da conversão do santo.

São Longuinho é venerado em muitos países, tanto no Ocidente quanto no Oriente. O Dia de São Longuinho é comemorado no Brasil e na Espanha em 15 de março, bem como em vários países ocidentais. Nos países orientais, no entanto, é mais comum ser comemorado no dia 16 de outubro.

No Brasil, São Longuinho é bastante popular e aclamado quando alguém perde alguma coisa importante e precisa achá-la rapidamente. Segundo pesquisadores o culto a São Longuinho no Brasil foi herdado dos colonizadores portugueses e espanhóis. Existem duas igrejas com imagens dele no país: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG) com uma imagem do popular São Longuinho e, em Guararema (SP), na igreja Nossa Senhora da Escada, onde existe uma imagem esculpida em madeira por índios.

No Nordeste, o santo é chamado de Guinho. Uma tradição conhecida, principalmente entre crianças, é quando se invoca São Longuinho para encontrar objetos perdidos e se agradece dando três pulinhos ao ter o problema resolvido.

O fato é que as devoções por santos, na maioria dos casos, é usada pelos devotos para solicitarem sua proteção ou ajuda nos momentos difíceis da vida, como saúde, amor, questões financeiras, conjugais, enfim para soluções de problemas do dia a dia. E, naturalmente, essas devoções são transmitidas por gerações, como no caso de São Longuinho, cuja devoção é transmitida pela comunidade ou pelos familiares, fazendo com que os novos devotos deem continuidade a essa tradição tão praticada pelas crianças e adultos.  

Abaixo publicamos duas das orações mais populares usadas pelos devotos de São Longuinho. Confira!

“São Longuinho, São Longuinho se eu achar..
(aqui as pessoas falam o nome do objeto ou da causa perdida)
…dou três pulinhos.”


Oração a São Longuinho, o santo dos achados.

"Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos,
 cheios de confiança em vossa intercessão.
Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção,
 sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por
 Deus nosso Pai,
 se vós tão amado por Ele, nos fizer representar.
 Lembrai-vos oh são Longuinho,
prodigiosamente tocado pela Graça
 de Jesus agonizante em sua ultima hora,
que nunca se ouviu dizer
 que algum daqueles que recorreram à vossa proteção,
fosse por vós desamparado.
Assim,
dignai-vos interpor em meu favor,
vossa valiosa intercessão perante DEUS,
para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão,
 e ainda me auxilie a encontrar...
(dizer o nome da pessoa ou objeto desaparecido ).
 Amém.
(Rezar um pai nosso e uma ave Maria)

Claro que a maioria dos devotos prefere a primeira, por ser a mais popular, a mais rápida, a mais divertida (principalmente para as crianças) e também muito eficaz para quem se atreve a fazer seu pedido para São Longuinho. O fato é que mesmo que não haja uma explicação lógica, não se preocupe, pois o que  importa mesmo é encontrar o objeto perdido em troca dos 3 pulinhos!

Afinal, pelo sim, pelo não, na próxima vez que perder algo, recorra a São Longuinho!  É do bem. Não custa nada, ou melhor, apenas 3 pulinhos.  

Tags: