Saltitando com as Palavras, como o próprio significado da palavra SALTITAR — divagar de um para outro assunto — foi idealizado para expressar e partilhar as pequenas coisas boas, e menos boas da vida, tais como: emoções, dificuldades, desafios, conquistas, alegrias, enfim, pulular este espaço com todo o tipo de informação para o bem-estar e lazer.

Dicas para as Férias de Verão.

As férias não servem apenas para descansar do stress do trabalho e do dia a dia, mas também para ajudar a recuperar o equilíbrio mental e físico. Para isso, é necessário ter em mente algumas dicas, que não só vão contribuir para o seu bem-estar, como também ajudam a manter um peso saudável.

Nas férias, a preguiça pode aparecer e as atividades físicas — e em alguns casos, a dieta — são deixadas de lado. Mas, é possível continuar se exercitando, mesmo não estando em casa. No campo ou na praia, várias são as opções para seguir treinando.

Confira algumas dicas:

Mexa-se.
Inclua 30-45 minutos de caminhada na praia ou no campo. Caminhar na areia ou com água pelo joelho aumenta o gasto energético.

Hidrate-se.
Substitua os apetitosos sumos e refrigerantes por água fresca, num recipiente isotérmico.

Fracione.
Nada como fazer refeições de 3h em 3h para não ficar com um apetite voraz.

Fazer 7 refeições por dia ajuda a controlar o apetite, além de manter uma taxa metabólica mais elevada.

Planeje.
Os maiores “desvios” à dieta surgem quando se deixa de pensar com antecedência nas refeições. Planeje, e leve consigo snacks e lanches saudáveis.

Saiba escolher.
Compare rótulos antes de adquirir os produtos.
Lembre-se: os ingredientes apresentam-se da maior para a menor quantidade.

Reduza.
Sobretudo nas calorias vazias, como é o exemplo dos sucos e refrigerantes. Só aqui pode economizar mais de 200 kcal por dia.

Evite.
A adição de açúcar aos cafés,chás ou aos lacticínios.

Controle.
Um correto controlo de porções de hidratos de carbono e gorduras é fundamental para não sair da linha.
Limite o acompanhamento a 1/3 do prato, a manteiga ou margarina a 1 colher de chá e o azeite a 1 colher de sopa por refeição.

Opte.
No que diz respeito à preparação, são preferidas os cozidos, estufados, grelhados e assados sem molho.

Racionalize.
Reserve um dia da semana para consumir aquela gulozeima que tanto gosta. Mas apenas numa refeição. Um dia de gulozeimas pode arruinar uma
semana de dieta!

É sabido que da teoria à prática há uma longa distância, portanto, determinação e bom senso são as chaves para o sucesso.

😎Boas férias!


Fonte:
Título original: Dicas Alimentares para a Época de Verão
Serviço de Dietética e Nutrição do HSM-CHLN


Tags: