Ano Novo – Fazer e receber o bem!

À luz da ciência, a virada de ano não passa de um limite cronológico, o período de 365 dias e 6 horas da translação, quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol. E a tradição nos permite dar a essa passagem o clima feérico que nos leva a estourar o champanhe, pular ondas, fazer brindes, vestir o branco, comer lentilha, romã e distribuir louros. 

Debaixo das superstições, contagiados pela oportunidade que o novo começo nos dá de recomeçar, talvez seja a hora de mudar. E a mudança brota da consciência para se concretizar na química que nasce da união de coração e mente. 

Quem sabe seja a hora de parar de fumar, de recuperar a boa forma, de buscar o novo trabalho, de comprar um carro, encontrar a cara-metade, morar na casa própria... Mas, melhor seria que, ao mesmo tempo, tivéssemos olhos para as conquistas abstratas, para a renovação dos valores e das prioridades.

Já passou do tempo do ser humano entender que a felicidade não é um bem material, mas um estilo de vida que se adota e se preserva em cada atitude, em cada pensamento, em cada palavra. 

Demoramos a notar que as mansões de nada valem quando seus ocupantes são incapazes de transformá-las em lares.

Desperdiçamos tempo sem perceber que anéis não reluzem sem dedos que os ostentem, carrões não se justificam quando rodam com passageiros e rumo a destinos incertos.

O mundo ainda gira em torno do homem e o homem se perde na vertigem de rodar numa busca desesperada do que só se encontra dentro de si próprio. 

Que o ano novo exerça a magia e o poder de nos induzir à reflexão para que, nas entranhas do pensamento e do sentimento, cada um de nós se conscientize de que o erro que nos beneficia hoje pode ser a cobrança do amanhã em forma de tragédia.

Que as pessoas sejam capazes de fazer o bem sem olhar a quem, para receber o bem sem saber de quem. Que o respeito seja a moeda essencial nas relações humanas.

Que a ética e a moral sejam práticas rotineiras em nome do bem coletivo.

Que o mundo resgate o dom de se reinventar em suas verdadeiras evoluções, sem maquiar as mazelas que nos fazem reféns de sonhos vazios.

Autor:
Desconhecido.
Texto circulando no mundo virtual.

Esperamos que a virada do ano não seja somente mais uma troca do velho calendário pelo novo, mas sim, um momento para rever sua história e refletir... Que o bom humor, a esperança e a sabedoria possam colocar em prática tudo o que vem adiando e, assim, transformar seus sonhos em realidade.

FELIZ 2011!

Tags:
História, ano novo, humor, esperança, ciência, cronológico, ética, moral, terra, sol.

Temas Relacionados:
Ano Novo: respire, pense e aprecie ...
Feliz Ano Novo — Adeus Ano velho