Pera: Emagrece, Rejuvenesce e Beneficia a Saúde!

Uma pera doce, suculenta é um deleite a qualquer hora do dia e o simples fato de ingerirmos uma pera diariamente, significa que estamos fazendo algo de bom para nossa saúde. Peras são uma fonte impressionante de fibra e também contêm uma riqueza de vitaminas e minerais que ajudam a nos manter saudáveis, portanto, é uma adição inteligente em qualquer plano de alimentação saudável.

a pera não tem colesterol, sódio ou gordura saturada e, além disso, a pera tem mais levulose, o mais doce açúcar natural, do que qualquer outra fruta. Contribui ainda para manter o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso e também é indicada para diabéticos, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.
Com textura macia, aroma doce a pera  é um fruto saudável, nutritivo de sabor adocicado que possui uma casca fina de cor amarela, verde ou vermelha e é exatamente perto da casca que está concentrada a maioria dos nutrientes, como vitaminas e sais minerais. O consumo regular dessa fruta oferece uma grande quantidade de benefícios não apenas para a saúde, como também para a pele, cabelos e até mesmo na culinária.  

A pera é o fruto comestível da pereira, uma árvore do género Pyrus L., família Rosaceae, e uma das mais importantes frutas de regiões temperadas. É uma fruta parente da maçã, com mais de 3.000 variedades conhecidas o que diversifica as épocas de colheita e as disponibiliza em várias cores e tamanhos.

As variedades mais conhecidas no Brasil são: pera willians, pera-d'água, pera de pé curto e pera red (casca vermelha), apresentando também uma diversificação na  polpa que pode ser macia, dura ou granulosa.  Por requererem um clima quente para produzir frutos, já que as pereiras não são tão resistentes ao frio como as macieiras, o melhor mês para comprá-las, a um preço mais acessível, é sempre no começo do ano, porém é possível encontrá-las (importadas) até setembro.

Essa fruta funciona como uma fonte rápida de energia, devido sua composição ter uma grande quantidade de carboidratos como glicose e frutose. Além de outros benefícios é recomendada como um alimento menos suscetível a produzir reações alérgicas e apresenta ainda vitaminas A e C, dois poderosos antioxidantes que melhoram o sistema imunológico.

Uma pera pesando 166 gramas contém 2,3 gramas brutas de fibras e 4 gramas de fibras alimentares. As fibras não contêm calorias e são um elemento necessário para uma dieta saudável pois ajudam a sustentar os níveis de açúcar no sangue. Um dieta rica em fibras também ajuda a diminuir o risco de câncer de cólon e reduzir o colesterol.

A pera também possui doses consideráveis dos sais minerais o potássio que dá energia; o fósforo que fortalece os batimentos do coração; o ferro que ajuda a evitar a anemia; o magnésio que atua contra a hipertensão; o enxofre que atua contra as bactérias; o cálcio que participa na formação de dentes e ossos; o sódio; vitamins C; provitamina A e, em baixos teores, vitaminas do complexo B.

Não tem colesterol, sódio ou gordura saturada e, além disso, a pera tem mais levulose, o mais doce açúcar natural, do que qualquer outra fruta. Contribui ainda para manter o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso e também é indicada para diabéticos, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.

Confira alguns dos benefícios provindos das peras, após o qual, você não encontrará uma razão para não incluir esta suculenta fruta em seu hábito alimentar.

Melhora o sistema imunológico:
O sistema imunológico é impulsionado pela atividade de antioxidantes e da própria vitamina C . As Peras ajudam a impulsionar o sistema imunológico, porque contêm antioxidantes, como a vitamina C que é conhecida pelos benefícios que oferece ao sistema imunológico, já que estimula a produção e a atividade de células brancas do sangue.

Ajuda na prevenção da osteoporose:
Muitos médicos estão recomendando que as pessoas tentem manter um pH equilibrado e uma alta ingestão de cálcio a partir de fontes dietéticas. Frutas e vegetais ajudam a manter um nível de pH saudável e peras são uma boa fonte de boro, que pode ajudar o corpo a reter cálcio.

Aumenta os níveis de energia:
A pera é uma fonte natural e rápida de energia, devido à grande quantidade de glicose e frutose da sua composição, além de ter mais levulose (açúcar natural) do que qualquer outra fruta.

Ao comer uma pera, seu corpo absorve a glicose, que é convertido em energia. Comer uma pera pode ser uma ótima opção, se você se sentir fraco durante a tarde.

Auxilia na saúde digestiva:
A corpulência e aspecto fibroso da pera desempenha um papel muito importante na digestão humana. Uma pera de tamanho médio contém cerca de 20 à 25% da ingestão diária de fibras. Uma boa porcentagem da fibra em peras é insolúvel, o que pode ajudar a reduzir a ocorrência de pólipos do cólon. Apenas uma pera pode proporcionar 18% do teor recomendado diariamente de fibra.

A fibra atua como um agente de carga nos intestinos, tornando o transporte de alimentos mais fácil. Além disso, estimula a secreção de sucos gástricos e digestivos para que a comida se mova de maneira mais suave, em um estado mais digerido.

Outro benefício da pera no processo de digestão é regular os movimentos intestinais e reduzir as possibilidades de prisão de ventre, bem como a diarreia.

Ajuda na prevenção do câncer:
Uma maneira de prevenir o câncer é através da ingestão de frutas frescas e legumes que são ricos em antioxidantes. Peras contêm vitamina C, um poderoso antioxidante que é uma parte importante do arsenal contra o câncer do seu corpo.

Uma quantidade excessiva de ácidos biliares no intestino pode aumentar o risco de câncer colorretal, bem como problemas intestinais. A fibra das peras tende a se alojar no ácido biliar, o que ajuda a prevenir o risco de câncer de cólon.

Além disso, os fitonutrientes presentes nas peras ajudam a reduzir o risco de câncer gástrico. Um estudo realizado com quase 500 mil pessoas pelo Instituto Nacional de Saúde e a Associação Americana de Aposentados revelou que, ao consumirem peras, reduziram o risco de câncer de esôfago.

Ajuda a suprir a carência do ácido fólico na gestação:
A pera contém ácido fólico que deve ser consumido durante  a gestação, já que a mulher tem que possuir quantidades de ácido fólico suficientes para ela e para o feto, que precisa de altos níveis, devido à sua intensa formação de novas células.

Recomendado para quem sofre de Alergias:
Considerada um alimento hipoalergênico é frequentemente recomendado para pessoas que sofrem de alergias alimentares.  Entretanto, convém lembrar que as peras não são completamente hipoalergênicos, já que algumas pessoas têm reações alérgicas a peras, principalmente aquelas que são alérgicas ao pólen de bétula ou Alder.

Ajuda no Desmame:
A maioria dos médicos recomendam peras para os bebês quando eles estão no desmame. Isso ocorre porque a pera é uma fruta com baixa acidez que não é susceptível de causar problemas de digestão ou alergias no bebê.

Regula o sistema nervoso:
Possui quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina ou B3, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco essenciais ao crescimento.

Reduz a pressão arterial:
Além disso, aumenta o fluxo de sangue para todas as partes do corpo, oxigenando os órgãos e promovendo sua efetividade. A redução da pressão arterial também está conectada a uma menor probabilidade de doenças cardiovasculares, como arteriosclerose, ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares.

Protege o coração:
A pera é uma excelente fonte de fibra dietética e da fibra boa para o coração. Estudos demonstraram que a fibra pode reduzir os níveis de colesterol mau, mediante sua união a sais biliares, o que ajuda a expulsar substâncias prejudiciais do organismo.

E, por ser uma excelente fonte de potássio, a pera pode ainda ter um efeito significativo na saúde do coração, porque o potássio é um vasodilatador. A fruta também pode reduzir o risco de AVC em até 50%.

Facilita a absorção dos minerais no sistema:
A pera é rica em sais minerais como, por exemplo, sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio e facilita e melhora a absorção dos minerais no sistema e o aumento dos níveis de ferro. O ferro é uma parte importante da hemoglobina e a anemia está relacionada à deficiência deste mineral.

É possível prevenir a fadiga, o mau funcionamento cognitivo, a debilidade muscular e o mau funcionamento do sistema de órgãos mediante o consumo de alimentos ricos em ferro e cobre, o que encontramos em quantidades significativas nas peras.

Ajuda a perder peso:
Considerada uma das frutas com menores quantidades de calorias — aproximadamente 100 calorias por pera —  o equivalente a 5% da quantidade diária de calorias de uma dieta saudável.

A fibra desta fruta ajuda na sensação de saciedade depois de consumir a fruta e faz com que nos sintamos cheios e, ao mesmo tempo, tem um baixo impacto em situações de ganho de peso ou obesidade.

Reduz Inflamações:
Os componentes antioxidantes e flavonoides da pera também podem induzir efeitos anti-inflamatórios no corpo e reduzir a dor associada a doenças inflamatórias. Isto inclui a redução dos sintomas da artrite, doença reumáticas, gota e condições similares.

Controla o Diabetes:
As peras podem ser uma adição saudável à dieta para diabéticos, por possuírem alto teor de fibras e serem consideradas alimentos de baixo índice glicêmico, que são frequentemente recomendados para manterem o açúcar estável no sangue em pacientes diabéticos.

O açúcar nesses alimentos quebra lentamente e gradualmente entra na corrente sanguínea. Isso garante que o açúcar no sangue não aumente rapidamente. Além disso, peras vermelhas são uma boa fonte de antocianinas, antioxidantes que podem aumentar a sensibilidade à insulina (ou seja, que as células do corpo podem tornar-se mais receptivas às ações da insulina), que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes. De fato, estudos realizados na Universidade de Harvard sugerem que uma dieta rica em peras poderia manter o diabetes tipo 2 na baía.

Ajuda a manter os ossos mais fortes:
O alto teor de minerais das peras (magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre) significa que elas reduzem a perda de mineral ósseo e condições debilitantes, como a osteoporose e a fraqueza do corpo em geral, que é causada pela falta de apoio dos ossos.

Atua positivamente sobre a pele, os cabelos e os olhos:
Uma das vitaminas mais versáteis no corpo humano é a vitamina A. As peras são ricas em vitamina A e componentes como a luteína e zeaxantina, que atuam como antioxidantes, reduzindo os efeitos do envelhecimento da pele, como rugas e manchas da idade e ainda auxilia na manutenção da boa visão.

Esta poderosa fruta também pode reduzir a perda de cabelo, a degeneração macular, a catarata e várias outras condições associadas ao processo de envelhecimento. Assim, com tantos benefícios para a saúde esta fruta certamente pode ser uma grande adição para qualquer dieta e pode ser consumida à vontade.


Pera: Emagrece, Rejuvenesce e Beneficia a Saúde!
Pesquisa:Popsugar Fitness, Food Facts, Viva Mais, USA Pears
Blog Saltitando com as Palavras

Tags: