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Pedalar Emagrece e Ajuda o Sistema Cardiorrespiratório.

Pedalar uma bicicleta ou Bike, um hábito esquecido por muitos na infância e readquirido na vida adulta, é considerada uma forma de lazer que ajuda a combater o estresse, a depressão, ansiedade e outras doenças, enquanto a endorfina liberada durante a pedalada ajuda na redução de peso e melhora seu condicionamento físico.  A bike é também considerada um dos meios de transporte mais sustentáveis que temos hoje, com emissão zero de CO2.

Um indivíduo que pedale duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, segundo pesquisas, terá melhorias, entre outras, do sistema cardiovascular e respiratório, bem como, ajuda no controle da pressão e colesterol. - Blog Saltitando com as Palavras
Na verdade, não faltam pretextos para voltar a pedalar a  “famosa magrela”, mas quem sabe a melhor justificativa ainda seja “aquele sorriso de satisfação” que ilumina o rosto de todos aqueles que a usam, seja por diversão ou porque é saudável, ajuda a emagrecer, modela as pernas e o bumbum,  diminui a poluição, melhora o trânsito, é econômica e, muitas vezes, representa o único meio de transporte que um tem naquele momento.

Este veículo de duas rodas, acionado por um sistema de pedais que movimentam uma corrente transmissora, realmente, tem seguidores apaixonados no mundo inteiro, sejam crianças, adultos, executivos, trabalhadores, ministros e até a família real, tanto que, hoje, as bicicletas são o meio de transporte mais utilizado no mundo.

A verdade é que, atualmente, vivemos numa sociedade que diariamente é bombardeada com promessas miraculosas de como perder peso e adquirir aquele corpo sarado. E, muito embora, as academias ofereçam novas modalidades, recursos e artifícios para que o aluno tenha mais opções para alcançar o corpo ideal —  sem contar as “dicas mágicas” dos amigos, das revistas e da internet —  a realidade é que a cada dia que passa aumenta o número de obesos.

É sabido que um estilo de vida sedentário associado à má alimentação é um dos fatores que aumenta os índices de obesidade, tanto que a obesidade  se tornou um dos principais desafios da saúde pública nacional.

Para os especialistas, a solução mais eficaz ainda é uma dieta balanceada ou um plano de reeducação alimentar, para diminuir o consumo calórico e, simultaneamente, a inclusão de um programa de atividade física diário para aumentar o gasto de energia.

É notório que o ciclismo é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos e, atualmente, é um dos mais praticados no mundo, principalmente na Europa. Além de emagrecer, também promove uma série de alterações fisiológicas, bioquímicas e biomecânicas no corpo, deixando-o mais apto às atividades do dia a dia.

Um indivíduo que pedale duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, segundo pesquisas, terá melhorias, entre outras, do sistema cardiovascular e respiratório, bem como, ajuda no controle da pressão e colesterol.

A grande diferença do ciclismo frente a outros esportes está na falta do impacto, o que permite que praticamente todo tipo de pessoa possa praticar de forma segura, seja ela obesa ou tenha alguma limitação articular, desde que a sua bicicleta esteja bem ajustada.

Uma outra alternativa para os amantes do pedal é o Cycling Indoor que é uma modalidade que proporciona ao praticante uma sensação de bem estar imediato e ao longo do tempo traz inúmeros benefícios à saúde, tais como: a melhora do condicionamento físico, perda de peso, alívio do estresse, diminuição da incidência de doenças cardíacas, entre outros.

Considerado o “queridinho” entre os exercícios que podem ajudá-lo a perder peso, andar de bicicleta é uma atividade relativamente barata para os interessados em desfrutá-la. Estar fora de forma ou não saber pedalar  não é desculpa, pois o aprendizado é rápido e pode ser feito praticamente em quase todas as idades, independente do treino ser dentro ou fora das academias.

É importante frisar que, para tirar o máximo proveito desta atividade e torná-la  ainda mais agradável e eficaz, deve-se levar em conta alguns itens básicos, tais como:  

• Uma bicicleta apropriada à sua estatura;
• Rodas com sistema de blocagem e pelo menos 21 marchas;
• Capacete e luvas;
• kid de reparo para pneus;
• Câmera de ar;
• Espátulas e bomba para encher a câmera;
• Suporte para garrafa de água para acoplar na bicicleta;
• Óculos básico de sol
• Sinalização com luzes brancas na frente e vermelhas atrás;
• Colete refletivo, principalmente à noite;
• Leis de trânsito macional — Conheça e respeite-as.
• Calçado apropriado;  
• Mantenha a manutenção em dia; 
• Procure um profissional especializado para ajudar na programação de treino específico e, assim, obter melhores resultados.

Lembramos ainda aos praticantes que costumam fazer percurso em parques ou ciclovias, usar uma bicicleta híbrida com pneus de estrada e, utilizar a altura correta do assento (selim), é muito importante para não forçar os joelhos — Certifique-se de que a altura do assento esteja ajustado corretamente à altura do seu quadril.
 

Por que pedalar na “magrela”? 

• Aumenta a imunidade
Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

• Combate estresse e depressão
As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

• Deixa as pernas torneadas
Pedalar trabalha as pernas e os músculos quadríceps. A musculatura dessa região é bem solicitada deixando as coxas firmes e músculos das panturrilhas tonificados, bem como a musculatura dos glúteos.

• Diminui a pressão arterial
Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

• Emagrece
Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

• Evita o infarto
Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

• Exercita a mente 
A prática de uma atividade aeróbica regular provoca uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. E é no momento em que você está pedalando que as grandes idéias surgem. Experimente!

• Dribla os congestionamentos A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito.

•  Garante boa forma e fôlego de atleta
A prática recorrente do ciclismo além de tonificar os músculos das pernas e braços, também aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.

• Melhora a Respiração
O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

•  Permite
Aumentar a intensidade do exercício de forma lenta e controlada, bem como adicionar variedade à sua rotina de exercícios atual.

•  Possibilita
Pedalar com sua família ou amigos e ainda combinar o exercício ao ar livre e explorar novos lugares.  

• Reduz colesterol e triglicérides
Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

• Seja mais feliz e tenha bom sono
O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Pode-se dizer que para quem gosta de flutuar sobre duas rodas, pedalar é um exercício aeróbico muito eficiente para  o corpo e para a mente. É também um meio de transporte alternativo que não só ajuda a preservar o meio ambiente,  como também ajuda a salvar o planeta.

Portanto, se você quer perder peso e está procurando o exercício perfeito ou está procurando algo para adicionar variedade ao seu repertório de exercícios para queimar calorias, andar de bicicleta é a melhor opção para torná-lo feliz e saudável.

Entretanto,  se você ainda está naquele dilema “Não sabe se casa ou compra uma bicicleta”, invista nos dois, porque é mais fácil, divertido e saudável ver o mundo pedalando em duas rodas, mas a dois.

Não esqueça de consultar seu médico antes de começar a pedalar  na sua Bike. Boa pedalada! 


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