Cor – Colore sua Vida e Aprenda a Viver mais Feliz


Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos.

É uma informação visual, gerada por um estímulo, que é percebida pelo nosso olho e interpretada pelo nosso cérebro.
..
A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.
.
Cada um de nós responde à cor de uma forma particular. As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes, como personalidade, condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.

Existe um consenso geral que as cores influenciam o homem físico, mental e emocionalmente, de acordo com o tom, matiz, saturação ou luminosidade.
.
De fato desde que os primeiros homens começaram a usar as cores como forma de magia para atrair, através de seus poderes, a tão preciosa caça, as cores passaram a ter um papel cada vez mais fundamental e simbólico em todas as culturas e religiões do mundo e, hoje, a cor está presente na vida do homem de tal forma que influencia direta ou indiretamente seu cotidiano e, segundo estudiosos, quanto mais as estudarmos, mais será possível compreender um pouco mais sobre nós mesmos.
.
De acordo com estudos cromáticos a cor está para além de questões estéticas, pois, a presença das cores também pode ser percebida na evolução das civilizações, onde o ser humano utiliza a cor de várias maneiras com diferentes significados e, quando é utilizada de maneira adequada, torna-se uma importante ferramenta para estabelecer o equilíbrio de ambientes e a harmonia do corpo, da mente e das emoções, preservando assim, a saúde e facilitando a comunicação entre as pessoas.
.
Na verdade, as cores podem assumir diferentes significados e diferentes funções, como exemplo, tomemos a cor vermelha que pode simbolizar guerra; no trânsito o vermelho é um sinal de pare; em um avião representa um aviso de perigo e, um coração vermelho, seria sinal de amor e paixão.

Atualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avalia-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais; e a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.

Pode-se mencionar, como exemplo, o emprego da cor em ambientes hospitalares que vem auxiliando, positivamente, no restabelecimento dos doentes e favorecendo o equilíbrio, psicológico e psíquico, das pessoas envolvidas — trabalhadores e pacientes.

De acordo com experiências feitas na Europa, as paredes pintadas de verde nos hospitais diminuem — 30% —o tempo de restabelecimento e, acreditam que nas clínicas de repouso e instituições para doentes mentais, as paredes e até as janelas deveriam ser pintadas de azul-claro, já que esta cor acalma a mente e traz tranqüilidade.

Um fato interessante é que atualmente os boxeadores treinam em ambientes totalmente vermelhos, para estimular sua agressividade e vontade de vencer. Outro exemplo são as toureadas onde o toureador usa um pano vermelho para deixar o touro mais agressivo e, também, podemos citar outro fato,  em estábulos, cujas paredes foram pintadas de verde, as vacas dão mais leite.
.
Numa outra experiência feita com um formigueiro dentro de um vidro, foi observado que, quando este formigueiro era irradiado com luz vermelha, era um caos, as formigas correndo de um lado para outro sem rumo e quando era irradiado com luz azul, a paz voltava a reinar.

Outra experiencia constatada é que as plantas irradiadas com luz vermelha ou laranja ficam mais viçosas e suas frutas mais saborosas, porém, se irradiarmos uma planta com luz azul, ela tenderá a morrer.
.
A cor também é uma das influências mais fortes na vida da criança a partir de dois anos de idade, pois através das tonalidades que a criança escolhe, pode-se descobrir “dicas” sobre sua vida emocional, assim, se uma criança com menos de 4 anos prefere o vermelho, laranja ou amarelo, pode significar traços de solidariedade e carência de afeto em sua personalidade, entretanto, se ela escolhe o azul ou o verde, pode apresentar traços de intelectualidade, egoísmo, determinação e solidão.
.
Quando a criança atinge a adolescência, as suas respostas em relação às cores tenderão a ser constantes e, na vida adulta, em algumas situações, as reações são automáticas, involuntárias, naturais e acontecem sem a pessoa se dar conta e, em outras, estão relacionadas à aprendizagem e experiências passadas e, tanto sexo, como idade, ambiente, nível financeiro e cultural, fazem toda a diferença.
 .
Assim, pode-se dizer que as cores não só atuam sobre a espécie humana, como também na espécie animal e é considerada como a alma da natureza. São elementos presentes em nosso cotidiano — consciente ou incoscientemente — e são uma importante ferramenta para estabelecer o equilíbrio de ambientes e a harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Seus efeitos são percebidos no lar, no trabalho, nas roupas, na escola, na alimentação, na saúde, entre outras coisas, e, portanto, cabe a cada um de nós aprender de que maneira elas nos influenciam e “saber usar a cor” cuja vibração está adequada ao momento, criando assim, maiores possibilidades de saúde e êxito.
.
Abaixo publicamos as cores mais comuns e sua simbologia e, vale lembrar, que caberá a você, tão somente você, decidir se deve dar “crédito ou não”, muito embora, segundo os estudiosos, todos nós, consciente ou inconscientemente, como já dissemos, usamos e sofremos a influência das cores.
.
► COR VERMELHA
O vermelho, sugere motivação, persistência, força física, vontade, afetuosidade, perdão, prosperidade e gratidão. A cor vermelha significa paixão, energia e excitação.É uma cor quente e simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação e, na política, é a cor do Comunismo e da ideologia política de esquerda e está associada ao espírito revolucionário.
.
Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo. Traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia.
.
No aspecto negativo, esta cor é associada à , luxúria, impulsividade, ódio, raiva e um ambiente com vermelho em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões.
.
► COR LARANJA
Boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida.

Assim como o vermelho, a cor laranja é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O laranja reflete comunicação, movimento, iniciativa e entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural.

A energia dessa cor tem algumas semelhanças básicas com o vermelho e o amarelo, estimulando o sangue e os processos circulatórios e influenciando as funções mentais e os sistemas respiratório e nervoso.
.
Ao usar a cor laranja, você pode ter traços corajosos e aventureiros, demonstrando entusiasmo e zelo em qualquer coisa que faça, mesmo que isso consuma suas energias. As pessoas que usam essa cor são afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. O uso de roupas da cor laranja também estimula a conversação e o senso de humor O laranja não é adequado para pessoas facilmente irritáveis ou estressadas.
.
O efeito colateral da cor laranja pode incluir uma atitude autoritária ou esmagadora. Isso pode ser expresso como ostentação ou traço exibicionista.

► COR AMARELA
.É a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.

O amarelo é compreensivo e inspirador, resplandece e ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são seus atributos e deles se irradiam discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.
.
Age reforçando o sistema nervosa, os músculos, ajuda a estimular várias funções corporais e é excelente para o tratamento dos distúrbios inflamatórios das articulações e tecidos conjuntivos. O amarelo tem a capacidade de dissolver depósitos de cálcio dentro do organismo e, dessa forma, é eficaz para atenuar a rigidez e as dores articulares experimentadas durante o movimento.

É uma cor geralmente é usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posições de autoridade e de controle. Estimula a receptividade e a atenção aos detalhes. Vestir-se de amarelo "atrai a luz". Essa é a cor mais associada com o Sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas nas pessoas que a usam.
 .
Muito embora o amarelo seja uma cor que estimule o cérebro e as faculdades mentais, não é recomendável para qualquer pessoa que tenha doenças mentais ou neuroses graves.
.
A vibração negativa do amarelo pode pode levar a uma negatividade extrema associada com depressão mental e pessimismo profundo.

► COR VERDE
.A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. Simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. A energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação.
.
Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
.
Está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre. O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões.
.
A cor verde ajuda na formação dos músculos, da pele e dos tecidos,beneficia o sistema nervosa e é útil para a cura em geral,equilibrando e recuperando as células. Também ajuda na eliminação de substâncias tóxicas e atua como um adstringente suave. O verde atenua a tensão e pode reduzir a pressão sangüínea.
.
Produz um efeito sedativo e relaxante, embora possa causar sonolência, cansaço ou irritabilidade, se não for usado corretamente. Atua como uma força equilibrante, atenua o medo em situações traumáticas e é eficaz no tratamento do choque.
.
O uso da cor verde nas roupas tende a refletir pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo e que preferem não sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz.
.
Insegurança, avareza, indiferença , inveja, ciúme e egoismo são algumas das expressões negativas da cor verde e, em seus níveis mais inferiores, o verde promove estagnação e por fim degeneração.
.
Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.

► COR AZUL
. A cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Simboliza a água, o céu, o infinito, o sonho e o pensamento. A natureza da cor azul é procurar, buscar sem cessar e também estimular a criatividade.
.
Essa cor faz parte do espectro frio e, por sua quietude e confiança, promove a devoção, a fé e produz um efeito relaxante e tranqüilizador — é o antídoto para o vermelho.
.
A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza.
.
É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante.
.
Em geral, o azul promove serenidade e elimina tensões, estresse e dores de cabeça, além de tratar todos os distúrbios da garganta ou das cordas vocais, tais como dores de garganta, tosses, rouquidão e laringite.
.
O azul não é aconselhável para tratar paralisia, pressão sanguínea baixa ou resfriados e tão pouco recomendável para melancolia ou depressão.
.
Vestir-se de azul sugere espiritualidade, ordem, desejo de paz , quietude e até mesmo solidão. Essa cor não é ameaçadora e o indivíduo que a utiliza por certo valoriza a lealdade e a honestidade.
.
Os aspectos comuns da vibração negativa dessa cor são dúvida, descrença, e falta de habilidade. É uma cor fantasiosa que estimula os devaneios, a tendência ao desleixo, a fatuidade e a desconfiança.
.
Está associada à frieza, monotonia e depressão.Partindo do cansaço, da indolência e da apatia, o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia. O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.

► COR VIOLETA
Essa cor, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio. É a cor da realeza e, em sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e intuição, essa cor será o agente do próprio destino.

Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade.
A cor violeta normaliza todas as atividades hormonais ou glandulares, alivia nevralgias e problemas associados aos olhos, ouvidos e nariz. Dor ciática e distúrbios nervosos, em geral, são melhorados pela cor violeta.

O uso de roupas violeta gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade. Em virtude da sua riqueza, ela também está associada com o monarca, a extravagância e a prosperidade. Muitos artistas preferem essa cor para suas roupas, talvez por causa das suas qualidades espirituais ou criativas.

O lado negativo da cor violeta inclui esquecimento, falta de persistência, irreflexão, desrespeito e atitude autoritária que se originam do uso incorreto dessa energia. Ela pode degenerar-se em idealismo sem resultado prático, isolamento, corrupção e desintegração. Orgulho e arrogância também estão presentes nesse nível.

► COR MAGENTA
Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a essa cor, cujo empenho é expressar o idealismo em sua forma mais pura. A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em conseqüência da sua passagem por todas as outras cores. O magenta é uma cor protetora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.

Alivia dores de cabeça, resfriados, pressão alta e cansaço crônico ou esgotamento nervoso. A energia dessa cor é suave, calmante e protetora e pode atuar como estabilizador de distúrbios emocionais e é eficaz para casos em que houver comportamento violento ou agressivo.

Vestir roupas dessa cor gera sentimentos de suavidade, afetuosidade e docilidade e estimula afeição e sentimentos como amor e compaixão. Devido à contribuição do vermelho para a produção dessa cor, o magenta também transmite uma mensagem sexual poderosa, que pode ser manipuladora num nível sutil.

Se você gosta de vestir-se com essa cor, isso pode indicar que quer expressar sua sensualidade. Esta cor aumenta a irrigação sanguínea do cérebro e estimula o sistema nervoso simpático.
Os aspectos negativos dessa cor podem resultar num comportamento fanático, monopolizador e autoritário. Falta de amor próprio, desprezo pelas necessidades alheias e insegurança e a auto-estima exacerbada pode resultar do uso indevido do conhecimento e poder intrínsecos a essa cor.

► COR PRETA
.Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra as normas sociais. O preto é uma cor que nega a luz e as pessoas que a usam nas roupas rejeitam a luz em si próprias, empurrando-a para longe e não permitindo que ela seja absorvida.
.
Na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência.
.
Essa é a cor usada pelos homens de negócio, policiais e padres para refletir poder e autoridade. O preto é percebido como escuro e misterioso e também pode significar sexo.

Contudo,esta cor, também é usada pelas pessoas que preferem parecer tradicionais e responsáveis. E, o curioso, é que o preto é a cor que está presente e "jamais" pode faltar no guarda-roupa feminino, pois é considerada a cor que favorece fisica e monetáriamente e combina com todas as outras cores, e, de quebra, pode ser usada em todasas ocasiões — o famoso pretinho básico.

► COR BRANCA
A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro.
.
A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total. Essa é a cor do desprendimento e é associada à limpeza, à pureza e a inocência.
.
O branco reflete todas as cores e as pessoas que o utilizam nas roupas podem faze-lo para se manterem refrescadas sob o calor dos raios solares. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.

É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior. Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.

Como vimos, desde o início da nossa existência, nós seres humanos, valemo-nos dos efeitos das cores para melhorar nossa qualidade de vida. Aprendemos a viver em um mundo colorido, onde as diferentes cores a que estamos expostos influenciam em nossa saúde, aparência, criatividade e tranquilidade; a obter mais energia, proteção, riqueza e sucesso; a transmitir aconchego, aceitaçao ou repulsa e, muitas vezes, são responsáveis por inúmeras sensações que sentimos, estimulando  bem-estar e nossa alegria de viver.

Assim que, consciente ou insconscientemente, a cor está presente em tudo o que fazemos e sempre tem algo a nos dizer e, se conhecermos os efeitos que ela exerce sobre nós e sua correta utilização, poderemos transformá-la numa importante aliada que nos ajudará a harmonizar todos os aspectos de nossa vida, portanto, leitor, se assim o quiser, ao acordar pense e opte por uma cor — de acordo com seu estado de espírito — adequada ao momento que está vivendo, pois como dizia minha avó “ o que mal não faz, bem faz”.

Dica:
Sabe aqueles dias que voce não quer fazer nada, que tal ao acordar — descabelada, cara toda enrugada, gosto cabo de guarda-chuva e etc. — experimente diferentes cores e veja o efeito em seu rosto, pois é, realmente faz diferença e, que diferença!!!



Cor – Colore sua Vida e Aprenda a .Viver mais Feliz!
Fonte:
• As cores em sua vida: a cura através das cores, Howard Sun;
• Psicodinâmica das cores em comunicação, Modesto Farina;
• Conhece-te através das cores, Marie L Lacy Forma;
• Som, Cor e Cura, Theo Gimbel.
Blog Saltitando com as Palavras

Tags:


.