Saltitando com as Palavras, como o próprio significado da palavra SALTITAR — divagar de um para outro assunto — foi idealizado para expressar e partilhar as pequenas coisas boas, e menos boas da vida, tais como: emoções, dificuldades, desafios, conquistas, alegrias, enfim, pulular este espaço com todo o tipo de informação para o bem-estar e lazer.

Água com Açúcar Acalma! Mito ou Verdade?

Ao menor sinal de stresse, tensão ou nervoso, logo aparece alguém com uma dica infalível: Tome um copo de água com açúcar e logo você estará calminha e tranquila. Porém, essa combinação é realmente eficaz  ou é apenas mais uma crendice popular?

Segundo especialistas, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. E é por isso que as pessoas costumam confundir essa sensação de bem-estar com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar pode proporcionar. - Blog Saltitando com as Palavras
Na verdade, quando ingerimos açúcar na água ou nos alimentos, ele é metabolizado pelo nosso organismo transformando-se em glicose e frutose, duas importantes fontes de energia, que, no entanto, não possuem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.

Segundo especialistas, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. E é por isso que as pessoas costumam confundir essa sensação de bem-estar com o tal efeito relaxante que muitos acreditam que a mistura de água com açúcar pode proporcionar.

Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura (comprimidos de açúcar ou farinha e soro fisiológico, por exemplo) acredita que vai ficar mais tranquila e acaba ficando mesmo.


“Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranquilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

Entretanto, há quem veja um fundo de verdade no mito, Pessoas ansiosas tendem a precisar de um aporte maior de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E o açúcar favorece a liberação de serotonina, diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Por outro lado, a fome faz com que haja liberação de adrenalina, que provoca suadouro, irritação ou tremedeiras. Nesse caso, o açúcar combateria os sintomas, acalmando a pessoa. Mas se for alguém bem nutrido, “o proverbial copo de água com açúcar não faz o menor sentido", afirma o clínico geral Antônio Carlos Lopes, chefe da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

De acordo com o Dr. Artur Timerman, infectologista do Hospital Albert Einstein, não há nenhuma comprovação científica que sugira a eficácia dessa mistura "Acredito que durante os momentos de tensão precisamos encontrar alguma maneira para nos acalmarmos, seja contando até dez, respirando fundo e até mesmo tomando água com açúcar. Contudo, não existem relatos científicos indicando que este método funciona", esclarece o especialista.

Para alguns especialistas, contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranquilidade. Outra saída, muito mais válida e saudável é oferecer ervas como camomila, erva-cidreira junto com a água e o açúcar ou um fitoterápico à base de maracujá.


Água com açúcar acalma! Mito ou Verdade?
Pesquisa: Site Super Abril, Site Jornal O Globo, Site Revista Viva Saude
Blog Saltitando com as Palavras

Tags:
Água, açúcar, acalma, stress, energia, nervoso, glicose, frutose

Links relacionados:
,