Por que as Orelhas Crescem à Medida que Envelhecemos?

Com a idade,  tanto os homens quanto as mulheres têm orelhas maiores do que eles tinham quando eram mais jovens. Isto pode ser comprovado através de fotos antigas que se comparadas com a “realidade de hoje”, percebe-se nitidamente uma diferença no tamanho da orelha.

E muito embora, para muitas pessoas, seja considerado um mito, o fato é que  querendo ou  não querendo, as orelhas realmente aumentam de tamanho  e, segundo pesquisas, faz parte do processo de envelhecimento de todos nós. 

Pesquisadores da VA Medical Center / Texas Tech University descobriram que a circunferência da orelha aumenta uma média de 0,51 milímetro por ano. Nesse estudo  Rui Tan o líder da pesquisa, concordou com a ideia de que as pessoas envelhecem, suas orelhas ficam maiores, particularmente, a circunferência da orelha e,  este alargamento,  é provavelmente associado a alterações do envelhecimento do colágeno que é a parte de proteína fibrosa do osso, cartilagem, tendão, e, de outro tecido conjuntivo.

O conhecimento deste estudo nos permite calcular a idade de uma pessoa com base no tamanho da orelha, confira:
a idade do sujeito = 1,96 x (circunferência da orelha em milímetros  — (menos) 88,1.

Por outro lado, o Dr. Yashhiro Asai, um médico na clínica Futanazu de Misaki, Japão, juntamente com três colegas, conduziram um estudo com 400 pacientes com 20 anos ou mais e concluíram que "o comprimento se correlaciona significativamente com a idade", como Heathcote mostrou, no povo japonês.

Médicos no Colégio Real de Clínicos Gerais na Inglaterra mediram as orelhas  de seus pacientes e descobriram que, à medida que envelhecemos, nossas  orelhas aumentam cerca de 0,22 milímetros por ano. "Uma observação casual   as pessoas mais velhas têm orelhas maiores —  foi a primeira polêmica que foi comprovada ser verdade", afirmou o Dr. James A. Heathcote.

"Para os pesquisadores, a experiência de envolver pacientes em negócios além de suas sintomas apresentados provou ser uma forma positiva e  foi gratificante para  eles encontrarem  um resultado claro. Porém, por que as orelhas ficam  maiores  quando o resto do corpo para de crescer , não foi respondida por esta pesquisa. Nem consideramos se esta mudança em uma parte específica da anatomia é um marcador de algo menos facilmente mensurável ​​em outro lugar ou em todo o corpo."

As causas ainda são um assunto em debate na comunidade científica, mas existem algumas teorias, como por exemplo,   Kay-Tee Khaw,  professor  da Clinical gerontology at the University of Cambridge in the UK,   diz  que: "orelhas grandes preveem a sobrevivência. Homens com orelhas menores podem seletivamente morrer mais jovens. Tamanho de orelha ou padrão ou ambos, podem ser um marcador de algum processo biológico relacionados com a saúde."

E muito embora pareça exagerado, alguns  estudos apontam que os homens com um vinco na diagonal, em ambos os lóbulos da orelha podem ter um risco aumentado de ataques de coração. 

Outro trabalho realizado por um grupo de pesquisadores japoneses em 2001, publicado na revista The Laryngoscope, que contou com a participação de quase dois mil voluntários de ambos os sexos, com diferentes idades, constataram que não se trata de um crescimento como acontece com os ossos, mas sim um alongamento provocado pela flacidez da pele que perde a elasticidade com a idade, dando a impressão de que as orelhas crescem.  

É sabido que os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento.

Certamente você estará pensando : Mas se eu parei de crescer aos 18 anos, como é que minhas orelhas continuam crescendo?
É notório que por volta dos 18 anos ou às vezes mais, a cartilagem vira osso, e o indivíduo para de crescer.  Porém as orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que não se ossifica à medida que o corpo humano cresce e, portanto, crescem à medida que envelhecemos, ou seja, até morrer.

Assim, no caso da orelha, não só  a cartilagem cresce,  mas os lóbulos das orelhas alongam-se pela  gravidade e isso faz com que as orelhas pareçam ainda maiores, dando a falsa impressão que cresceram.

Isto significa que todos nós padecemos desse mal, mas convém não se alarmar, já que segundo os especialistas no assunto, levaria 200 anos para que as orelhas ficassem desproporcionais ao nosso corpo e,  por outro lado, não podemos esquecer que temos nosso "amigo cirurgião plástico" que com sua criatividade pode reduzir gradualmente as orelhas de acordo com o gosto do freguês.


Por que as Orelhas Crescem à Medida que Envelhecemos?
Pesquisa:
Costco Magazine; Dr. OZ; Arthur Perry, MD, FACS
Tags: