Pepino é Barato, Saudável e Emagrece!

Pepino — 4º vegetal mais cultivado no mundo — é considerado como um superalimento que beneficia a saúde e,  além de ser barato, pode ser encontrado facilmente em qualquer quitanda, supermercado ou até em feiras livres.

Por causa de sua composição rica em água  — 95% do pepino é composto por água — e quase livre de calorias, o pepino é um grande aliado para as pessoas que querem emagrecer.

Rico em potássio, proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele, o que favorece o rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto. É considerado um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais.  

O Pepino é o  fruto do pepineiro (Cucumis sativus), que se come geralmente em forma de salada, sopas frias ou cozidas  e  em conservas.  O vegetal é saboroso e pode ser incorporado às refeições de várias maneiras.

Vale lembrar que este fruto deve ser consumido ainda verde, pois quando amadurece se torna fibroso, perde a crocância e as sementes ficam duras e ásperas. Para saber se está no ponto, a casca precisa ter cor viva e brilhante. Para facilitar a digestão,  recomenda-se mastigá-lo bem.


  Confira alguns benefícios

• Ajuda a manter os rins saudáveis
Reduzindo os níveis de ácido úrico, o pepino acaba auxiliando os rins, mantendo-os saudáveis. 

• Ajuda a curar o mau hálito
O pepino refresca a boca e cura mau hálito. O suco do pepino restaura e refresca gengivas machucadas. Basta pegar uma fatia e pressioná-la no céu da boca com a língua por 30 segundos. Isso vai eliminar as bactérias da boca responsáveis pelo mau hálito.  

Ajuda no controle da pressão arterial
O pepino contém uma grande quantidade de fibras, potássio e magnésio. Estes nutrientes trabalham para regular a pressão arterial, ou seja, tratam tanto a hipertensão como a pressão baixa. 

• Ajuda na constipação
O consumo diário de pepino pode ser considerado um auxílio para a constipação intestinal. 

• Alivia artrite e gota
A sílica também é responsável por promover a saúde das articulações. Quando misturado com suco de cenoura, o pepino ainda pode aliviar a gota e a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico. 

• Alivia dores nas articulações
Tenha uma ótima saúde em joelhos, tornozelos e todas as articulações comendo pepino. Se você bater o legume junto com cenoura, fazendo um suco, ele pode ainda aliviar a gota e as dores causadas pela artrite. 

• Alivia queimação
Comer pepino pode aliviar as crises de azia. 

• Alivia queimaduras
Aplicar rodelas de pepino sobre a pele ajuda a aliviar queimaduras solares. 

• Antioxidante
Rico em betacaroteno — um antioxidante que retarda o envelhecimento.

  Articulações
O pepino ajuda a promover melhoria em casos de artrite, gota e reumatismo, fortalecendo os tecidos conjuntivos. 

• Combate o câncer
O pepino é conhecido por conter elementos poderosos que reduzem o risco de diversos tipos de câncer, incluindo o de ovários, seios, próstata e útero. 

• Digestão
Ajuda na digestão, melhorando a constipação crônica. 

• Elimina toxinas
Toda essa água encontrada no pepino funciona como uma "vassoura", que varre todas as impurezas para fora do seu organismo.  

• Fortalece cabelos e unhas
O enxofre e a sílica, presentes no pepino, ajudam a deixar as unhas mais fortes e brilhantes, além de estimular o crescimento dos fios de cabelo. A unha também é beneficiada pelo enxofre.  

  Minerais
Pepino é rico em sais como potássio, silício e magnésio. Isso favorece a beleza e a saúde da pele.

  Olhos
Uma fatia de pepino bem gelado sobre os olhos ajuda a reduzir bolsas e o inchaço devido a suas propriedades anti-inflamatórias. 

• Perda de peso
Devido ao seu alto teor de água e baixo teor calórico, o pepino é a fonte ideal para as pessoas que estão querendo perder peso. Então aproveite para usar pepinos em suas sopas, sanduíches e saladas.  

• Reduz olheiras
Esse é um dos benefícios mais conhecidos. Colocar rodelas geladas de pepino sobre os olhos é um dos maiores e mais eficiente clichês do mundo da beleza. O ritual ajuda a reduzir as bolsas e o inchaço por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. 

• Regula diabetes
O suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Por essa razão o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes. 

• Reduz o colesterol
Pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presente nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

• Reidrata o Corpo
Para quem não tem tempo ou vontade de ingerir a quantidade certa de água por dia, inclua-o em nas refeições, pois este alimento possui  90% de água, portanto, vai ajudar a compensar a perda de água de uma maneira saudável.  

• Repõe vitaminas
O pepino tem a maioria das vitaminas que o corpo precisa em um único dia. Para torná-lo ainda mais imbatível, capriche em um suco com pepino, espinafre e cenoura, que contém uma boa quantidade de vitamina C, cerca de 12% da dose diária recomendada. 

  Ressaca
Bebeu demais! Para evitar dor de cabeça e ressaca basta comer algumas fatias de pepino antes de se deitar. Ele contém vitamina B e açúcar suficientes para repor os nutrientes necessários para evitar o mal-estar do dia seguinte.



 Outras Utilidades

  Acabou de almoçar e não dá tempo de escovar os dentes, pegue uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o sabor da comida. Os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito. 

• Acabou o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta  rangendo, basta pegar uma fatia de pepino e esfregar...e adeus rangido!  

• As lesmas e caramujos ficarão longe de suas plantas se você colocar algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), na horta ou no jardim.  

• Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA, é só cortar um pepino inteiro e colocar numa panela de água fervendo,  os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que reduz o estresse.  

• Escreveu errado (caneta), pegue a casca do pepino (o lado de fora) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos lápis que as crianças deixam nas paredes! 

• Na última hora você percebe que não tem tempo para engraxar os sapatos, simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão rápido e durável brilho que não só fica ótimo, como também repele água. 

• O espelho do banheiro está embaçado depois do banho, esfregue uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA. 

• Para limpar as torneiras, pias ou aço inoxidável, esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zimbro mas  traz de volta o brilho, além de não deixar marcas e não manchar e  nem prejudicar as  unhas e as  mãos enquanto limpa. 

• Quer evitar aquela fome à tarde ou à noitinha, simplesmente, coma pepinos!  Os pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.


Pepino é Barato, Saudável e Emagrece! 
Fonte: Fitnea.com e Wikipedia.org
Saltitando com as Palavras

Tags:
Pepino, Barato, Saudável, água, salada, emagrece.
.