1º de Dezembro — Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar 1º de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

1º de Dezembro é um dia dedicado à reflexão sobre as medidas preventivas e a necessidade da sociedade se conscientizar em ser mais solidária com os portadores do vírus HIV.Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.

É um dia dedicado à reflexão sobre as medidas preventivas e a necessidade da sociedade se conscientizar em ser mais solidária com os portadores do vírus HIV.

A Aids é um grande problema a ser
 enfrentado pelo mundo todo.
Lidar com ele requer recursos muito além
da capacidade de um continente.
Um único país não tem a capacidade de lidar com ele.
 — Nelson Mandela

Novembro Azul: Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata

A Conscientização, a Prevenção e o Combate ao Câncer de Próstata representa o tema da  campanha do Novembro Azul realizada por diversas entidades no mês de novembro que foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção ao Câncer de Próstata,  já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.

Este é um tipo de câncer que demora a se manifestar e exige exames preventivos de acordo com a orientação do urologista. Vale acrescentar que, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Mediante diversas ações pelo país, como atividades em estádios, palestras informativas, campanhas de saúde e pontos turísticos, monumentos e locais públicos de grande visibilidade, em todo o País, ganham iluminação especial, em referência ao Novembro Azul que está para os homens, assim como o Outubro Rosa está para as mulheres.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SUB), o Câncer de Próstata é ainda mais incidente que o Câncer de Mama das Mulheres, porque a maioria dos homens ainda se mostra bastante resistente quando o assunto é cuidar da saúde e, portanto, convencê-los de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor é um desafio que atravessa gerações.

Olha, eu sei que o barco tá furado
e sei que você também sabe,
mas queria te dizer pra não parar de remar,
porque te ver remando me dá vontade
de não querer parar de remar também.
 — Caio Fernando Abreu