Água: O Bem Natural mais Valioso do Planeta Terra!

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de Março cujo objetivo principal é conscientizar a população mundial sobre o significado da água para a vida de todas as espécies no planeta Terra. É uma data proclamada pela ONU, para  chamar a atenção sobre a importância do abastecimento de água e saneamento básico em todo o mundo, bem como a defesa e a gestão sustentável dos recursos de água doce.

Segundo relatório Mundial das Nações Unidas, 748 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a água potável e, por outro lado, a água nunca foi tão consumida. A agricultura, setor que mais consome água, deverá produzir 60% mais alimentos do que hoje, até 2050. O estudo destaca ainda que a estimativa da demanda mundial de água pela indústria tenha um aumento de 400%, até 2050 . O estudo chama a atenção para o grande volume de água usado para geração de energia (usinas térmicas) e destaca a necessidade de estímulos a fontes renováveis, como subsídios para as fontes eólica e solar.
A primeira proposta para a criação do Dia Mundial da Água foi feita em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre ambiente e desenvolvimento (UNCED). Através da Resolução 47/193 de 22 de Dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 22 de  Março como o Dia Mundial da Água,  iniciando a comemoração em 1993.

Vale lembrar que no ano de 1992, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, cujo texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos
não é senão uma gota de água no mar.
Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
— Madre Teresa de Calcutá