Vovó Moderna, Feliz Dia!

A carta que a neta de 16 anos enviou à avó, num momento de desabafo e sem que tenha havido qualquer briga, conflito ou enfrentamento, é um primor de sensibilidade, para alguém tão novo e uma completa exceção quando se olha para o comportamento da juventude em geral, na maioria das vezes, alheia aos avós e ignorando suas atividades e interesses, vendo-os, ainda que novos e vigorosos, como peças de museu.

Que fizesse um bolinho de laranja ou chocolate para o lanche, uma comidinha gostosa adivinhando minhas vontades e que, principalmente, me abraçasse como julgo ser a relação de avó e neta, que me pusesse no colo. - Blog Saltitando com as Palavras
Aliás, uma das poucas coisas que me ressinto com o passar dos anos é essa postura dos jovens de não nos ver, não nos olhar; com raras exceções, até os filhos dos amigos nos cumprimentam sem dar qual quer atenção. Como seja tivéssemos passado para outro planeta.

"Sei que você não admite que lhe chame de avó e tenha instituído que nós, seus quatro netos, a tratemos apenas pelo diminutivo de seu nome. Com isso jamais usei esse delicioso e aconchegante "vovó". Ainda mais, não tendo ninguém vivo do outro lado, sabe, querida Lu (nome suposto, claro), sinto certa carência, ainda que todos julguem o máximo a nossa aproximação e intimidade.

Mas eu não acho que intimidade seja isso, assim como não sinto a menor necessidade de estar tão igual a você, que sempre enfatiza que podemos beber na sua frente, fumar, e ao meu irmão e primos mais velhos, falar de sua vida sexual, sem qualquer constrangimen to, assim como fala da sua, na condição de viúva e independente.
Os avós são sábios porque sabem valorizar
 cada encontro, cada gargalhada,  cada brincadeira
como se fosse a primeira vez que as veem,
mesmo que já as conheçam de cor e salteado.
  

Pedalar Emagrece e Ajuda o Sistema Cardiorrespiratório.

Pedalar uma bicicleta ou Bike, um hábito esquecido por muitos na infância e readquirido na vida adulta, é considerada uma forma de lazer que ajuda a combater o estresse, a depressão, ansiedade e outras doenças, enquanto a endorfina liberada durante a pedalada ajuda na redução de peso e melhora seu condicionamento físico.  A bike é também considerada um dos meios de transporte mais sustentáveis que temos hoje, com emissão zero de CO2.

Um indivíduo que pedale duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, segundo pesquisas, terá melhorias, entre outras, do sistema cardiovascular e respiratório, bem como, ajuda no controle da pressão e colesterol. - Blog Saltitando com as Palavras
Na verdade, não faltam pretextos para voltar a pedalar a  “famosa magrela”, mas quem sabe a melhor justificativa ainda seja “aquele sorriso de satisfação” que ilumina o rosto de todos aqueles que a usam, seja por diversão ou porque é saudável, ajuda a emagrecer, modela as pernas e o bumbum,  diminui a poluição, melhora o trânsito, é econômica e, muitas vezes, representa o único meio de transporte que um tem naquele momento.

Este veículo de duas rodas, acionado por um sistema de pedais que movimentam uma corrente transmissora, realmente, tem seguidores apaixonados no mundo inteiro, sejam crianças, adultos, executivos, trabalhadores, ministros e até a família real, tanto que, hoje, as bicicletas são o meio de transporte mais utilizado no mundo.
A bicicleta da vida não tem rodinhas de apoio,
 se parar de pedalar, é queda na certa.
— Thiago David Torres de Oliveira 

Farinha de Maracujá Seca, Bloquea a Gordura e Combate o Diabetes

Cansada de tanto malhar, seguir uma boa educação alimentar e nada de perder aqueles “quilinhos extras”, que tal experimentar a farinha da casca de maracujá que se revelou nos últimos anos por conter substâncias emagrecedoras, baixar níveis de açúcar no sangue, diminuir o nível de colesterol, melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal  e também por ser um bloqueador de gordura o qual impede ou interrompe a absorção da gordura presente nos alimentos, levando à perda de peso.

Entre os nutrientes encontrados na farinha de maracujá estão quatro que merecem destaque: a niacina (vitamina B3), que auxilia na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago; o ferro, que ajuda na prevenção da anemia e dá energia; o cálcio, queridinho dos ossos e dentes e o fósforo, que dá um up na memória, atua na oxigenação das células e na circulação.- Blog Saltitando com as Palavras
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, uma fibra solúvel encontrada em grande quantidade na parte branca da entrecasca da fruta, que ao ser ingerida forma uma espécie de gel não digerível proporcionando a sensação de saciedade. A farinha tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A pectina não só regula a produção de glicose, sendo bastante eficaz no controle e prevenção do diabetes, como também ajuda a reduzir a ação do colesterol, pois se liga à gordura, fazendo com que ela seja eliminada no final da digestão.

Entre os nutrientes encontrados na farinha de maracujá estão quatro que merecem destaque: a niacina (vitamina B3), que auxilia na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago; o ferro, que ajuda na prevenção da anemia e dá energia; o cálcio, queridinho dos ossos e dentes e o fósforo, que dá um up na memória, atua na oxigenação das células e na circulação.
Receita infalível para emagrecimento:
Coma tudo que você quiser,
mas não na quantidade que você quer!
Giana Mordenti 
.