Avós e Netos — Uma Relação de Infinito Afeto.

A celebração do Dia dos Avós acontece no dia 26 de julho, data em que homenageamos aqueles que se tornam avós — voluntário ou involuntariamente — e passam a exercer um papel determinante no desenvolvimento e no equilíbrio emocional dos netos. 

A relação que nasce entre avós e netos, é terna, infinita e, mesmo que não tenha sido opcional assumir tal papel, não há como negar que é um bem-querer que vai além da vida, onde suas sábias palavras e experiências de vida — nem sempre bem-vindas, mas verdadeiras — servirão como um ponto de referência, essencial e indispensável para toda a família. 
  
Tornar-se avó, significa rever, reformular, vivenciar e estabelecer com os netos um relacionamento mais livre e criativo, transmitir experiências, valores, educação e cultura, com todo o enriquecimento pessoal e o crescimento que isto envolve, pois são capazes de serem amigos, autoritários — quando necessário —,  afetuosos, compreensivos e mais disponíveis a conceder, mantendo assim um lugar insubstituível no coração dos netinhos.

... Ela inventa, e diz então
Que a vida é uma comprida linha
que a ponta final é a dela
E que a do início é a minha
Tenho que correr pra pegá-la
Soltando a imaginação
Um dia vou alcançá-la ...
By Isabel C  da Silva e Sousa
. .

A Palavra — Pablo Neruda

... Sim Senhor, tudo o que queira,  mas são as palavras as que cantam,  as que sobem e baixam ...  Prosterno-me diante delas...  Amo-as, uno-me a elas,  persigo-as, mordo-as, derreto-as ...  Amo tanto as palavras ... 
As inesperadas ... As que avidamente a gente espera e espreita até que de repente caem ...
 
Vocábulos amados ... Brilham como pedras coloridas,  saltam como peixes de prata,  são espuma, fio, metal, orvalho ...  Persigo algumas palavras ... São tão belas que quero colocá-las  todas em meu poema ...
 
Agarro-as no vôo, quando vão zumbindo,  e capturo-as, limpo-as, aparo-as, preparo-me diante do prato,  sinto-as cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetais, oleosas,  como frutas, como algas,  como ágatas,  como azeitonas ...
…Palavras cortam, ferem, curam,
 consolam, maldizem, bendizem,
 abençoam, amaldiçoam, constroem, destroem.
 E uma vez ditas, não há como voltar atrás...
Letícia Tompson
.

Crase, Pegadinha em Concurso Público e Vestibular

A palavra Crase vem do grego “krasis”, que significa mistura,  fusão ou junção. Na verdade, crase é a junção de duas vogais iguais e, acento grave, é o sinal que marca esta junção. 

Dessa forma, o acento não é chamado de crase, mas grave. É o acento grave que denuncia o uso da crase e a crase acontece toda vez que ocorre a fusão de dois as — da preposição a com o artigo a.
 
Ex. Vou à feira  =  Vou a + a feira. 

Os artigos determinam e definem os nomes femininos, assim, para verificar se a crase está correta, troque a palavra feminina por outra masculina que tenha o mesmo sentido e veja se aparece a + o = ao (preposição mais artigo). Se o resultado for ao, o correspondente feminino será  à  (a + a = à). 

Para saber se um a é uma preposição, tente substituí-la pela preposição para. Caso contrário, certamente se tratará de artigo feminino. 

O fato é que todo mundo tem dúvida, principalmente, na hora do provão e, pensando nisso, decidimos pesquisar “algumas regrinhas” que certamente ajudarão e muito. Confira!
 

QUANDO USAR CRASE: 

Substitua a palavra feminina por uma masculina. Se na troca aparecer  ao (contração da preposição a com o artigo o), use crase.

. Fui à piscina.  (troque por ao futebol);
Somos dois AS unidos pela crase.
Entre nós não pode haver separação.
És para mim um ARTIGO DEFINIDO.
Na tua vida, sou a PREPOSIÇÃO.
— Rubens Oficial