O Código do Coração

“Mas ainda há sonhos… E em cada sonho há um barco, uma praia, uma estrela. Em cada sonho há um pássaro que saúda o sol com uma canção desconhecida. E não há ouro que valha essa canção e não há rei que a cale…”  

em cada sonho há um barco, uma praia, uma estrela. Em cada sonho há um pássaro que saúda o sol com uma canção desconhecida - O Código do Coração - Blog Saltitando com as PalavrasTrecho da crônica de Liberato Vieira da Cunha — O Código do Coração que faz parte do livro Um hóspede na Sacada, 1985, e que  fala sobre  um inquieto coração” que no silêncio da noite dialoga, em forma de código, com o poeta. Vale a pena ler, reler e refletir!

Bate, bate, bate coração
Dentro desse velho peito
Você já está acostumado
A ser maltratado, a não ter direitos
 

Bate, bate, bate coração
Não ligue, deixe quem quiser falar
Porque o que se leva dessa vida, coração
É o amor que a gente tem pra dar
Mas meu coração só tem amor, amor
Era mesmo pra valer
Por isso a gente pena sofre e chora coração
E morre todo dia sem saber
— Bate Coração, Elba Ramalho
.

Festas Juninas — Tempo de Fogueira, Quadrilha, Quentão, Bolo de Fubá...

Mês de Junho, época das tradicionais Festas Juninas, com fogueiras, balões, bandeirinhas, quadrilhas, forrós, bingos, casamentos caipiras, brincadeiras, dança e barracas com comida típica de cada região, como canjica, bolo de fubá, pamonha, curau, milho cozido, pipoca, arroz doce, cuscuz e, é claro, aquele quentão e vinho bem quentinho.
 
As Festas Juninas conhecidas também como Festas dos Santos Populares são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), que era celebrada no dia 24 de junho. Cristianizada na Idade Média, tornou-se a Festa de São João. Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo Antônio (no dia 13).
 
Segundo historiadores, o nome  “junina”, tem duas hipóteses, uma que pode vir de "São João", nome de um dos santos homenageados, através do termo "joanina" e, a outra, que pode vir de "junho", mês em que as festas são celebradas.
Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de balão
Pensando na cabocla a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu coração
Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Pra fazer balão
E o balão ia subindo
Para o azul da imensidão
Hoje em dia, o meu destino
Não vive em paz
O balão de papel fino
Já não sobe mais
O balão da ilusão
Levou pedra e foi ao chão
— Lamartine Babo

Temperos e Ervas que Podem Ajudar a Emagrecer

Açúcar certamente não o ajudará  a emagrecer, mas algumas especiarias sim. E não é só perder peso, pois muitos Temperos e Ervas que muitas vezes são poucos usados na culinária ocidental, têm propriedades saudáveis incríveis. Confira!
 Canela
Segundo estudos, a canela reduz o açúcar no sangue e o nível de colesterol LDL (o “colesterol ruim”). Também pode aumentar o metabolismo e os níveis de insulina, diminuindo a chance de desenvolver diabetes.
 
 Cardamomo
Cardamomo estimula o metabolismo e é pobre em gordura saturada. Também pode promover uma digestão saudável e aparentemente melhora o hálito. Há ainda reivindicações de que o cardamomo apresenta propriedades antissépticas, diuréticas, expectorantes e laxantes. Pode ser usado em cafés, saladas, pães, carnes, pudins, etc.
Nem toda a mulher nasce com "a silhueta" de
 modelo, mas todas, sem exceção,
 nascem com uma “luz própria” que ilumina
 mais do que uma bela silhueta.
— Iria Maria Assis