História do Laço Cor-de-Rosa — 1


O Laço Cor-de-Rosa é um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama. O principal objetivo do Laço Cor-de-rosa é alertar/informar as pessoas sobre o Câncer de mama.


  • Prevenção — o ato de prevenir o câncer de mama;
  • Diagnóstico — detectar o câncer de mama;
  • Tratamento — meios de cura;
  • Apoio

  • O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América.

    Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. O título da canção era "Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon". Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos.

    Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irão, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laç
    o como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.

    Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força.Nos anos 90 activistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão.

    Durante os Tony Awards, o actor Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o público seguia os prémios, o laço foi-se tornando um ícone popular. O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa.

    O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do Cancro da Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do cancro da mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990.Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa.

    No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância..Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do "Self", uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness.

    Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque.

    Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida..No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja.

    Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia " O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.".

    A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais.
    Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama.

    Porquê Rosa?
    No mundo Ocidental, o rosa é a cor as mulheres. Quando nasce uma rapariga tudo é rosa, enquanto que se for um rapaz o azul é a cor escolhida.

    Ao mesmo tempo o rosa é uma cor brilhante, vibrante e forte. Tudo o que o cancro não é.

    O cancro da mama é uma doença muito particular, sendo que o peito é uma parte importante da mulher.

    Todos os movimentos de aumento da consciencialização bem como o apoio para a procura da pesquisa são muito positivos.

    Outros significados do Laço Cor-de-Rosa
    O laço Cor-de-Rosa não é somente um símbolo para o cancro da mama, mas também um símbolo para a marcha de Dime e do seu esforço na luta dos nascimentos prematuros para salvar os bebes e descobrir a cura para deficiências após o nascimento.

    O Laço Cor-de-Rosa representa também os pais biológicos e o cancro nas crianças. É também comum que os documentos entregues a um advogado inglês sejam amarrados com um laço cor-de-rosa.


    Incentive a todas as mulheres que você conhece a praticar mensalmente o auto exame das mamas e a consultar um médico ao menos uma vez no ano. Com consciência e prevenção, a batalha contra o câncer pode ser vencida. Acima de tudo, é preciso que se busque viver, mas viver bem!


    .
    História do Laço Cor-de-Rosa — 1
    Fonte: http://pt.Wikipedia.org/
    http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/

    Leia também:
    História do Laço Cor-de-rosa — 2
    Outubro — Mês da Luta Contra o Cancro da Mama

    • O Câncer de Mama tem Cura
    Câncer de Mama — Mitos e Verdades.
    Para que vieste
    Na minha janela
    Meter o nariz?
    Se foi por um verso
    Não sou mais poeta
    Ando tão feliz!
    Se é para uma prosa
    Não sou Anchieta
    Nem venho de Assis
    Deixe-te de histórias
    Some-te daqui.
    A Um Passarinho — Vinícius de Morais
    .

    História do Laço Cor-de-rosa — 2


    Um homem, atraente, de meia-idade, entrou em um bar e sentou-se. Antes de fazer o pedido, notou que um grupo de homens mais jovem, que estavam em uma mesa perto da sua, ria dele.


    Lembrou-se da pequena fita rosa que levava na lapela de seu blazer e viu que se tratava de gozação. Olhou a um deles diretamente nos olhos, levou o dedo até a lapela e apontou:
    — Isto?

    O outro respondeu-lhe:
    — Desculpe-me amigo. Mas estávamos comentando como está bonito com esta fitinha rosa no blazer azul.

    O senhor que usava a fita convidou-o a sentar-se com ele em sua mesa e disse-lhe:
    — Uso esta fita para chamar atenção sobre o câncer de mama. Uso-a em homenagem à minha mãe.

    —Sinto muito, ela morreu de câncer de mama?

    — Não. Ela está sadia e muito bem, mas foram seus seios que me alimentaram quando eu era bebê. Também uso em honra à minha esposa. Foram seus seios que alimentaram nossa filha de 23 anos.

    — Já sei! Suponho que também usa esta fita em honra à sua filha.

    Não. É muito tarde para isto. Minha filha morreu de câncer de mama há um mês. Ela pensou que era muito jovem para ter câncer. Assim, quando acidentalmente notou uma pequena protuberância em seu seio ela ignorou. Pensou que, como não a incomodava e nem doía, não havia com o que se preocupar.
                                                                    

    Portanto, em memória de minha filha, uso esta fitinha com muito orgulho. Isto me dá oportunidade de falar com outras pessoas para que incentivem as mulheres a praticar regularmente o auto exame das mamas e a fazer mamografia uma vez por ano.

    O homem buscou no bolso e entregou ao outro uma pequena fita cor-de-rosa. — Tome. Ele pegou, olhou-a e disse: — Poder-me-ia ajudar a colocá-la?

    .
    História do Laço Cor-de-Rosa — 2
    Fonte: Autor desconhecido
    http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/


    Leia também:
    História do Laço Cor-de-Rosa — 1
    Outubro — Mês da Luta Contra o Cancro da Mama

     O Câncer de Mama tem Cura 
    Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?
    Câncer de Mama — Mitos e Verdades
    "Tudo pode ser tirado de uma pessoa,
    exceto uma coisa:
    a liberdade de escolher sua atitude em
    qualquer circunstância da vida".
    Victor Franklin
    .

    Encerrando Ciclos

    Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final…

    Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

    Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

    Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

    Você pode p
    assar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu….Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.

    Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

    Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

    O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

    As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora…

    Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

    Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração… e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
    Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

    Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

    Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor.

    Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

    Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”.

    Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!

    Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
    Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

    Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

    Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és. E lembra-te: tudo o que chega, chega sempre por alguma razão.


    Encerrando Ciclos
    By Fernando Pessoa
    .
    Vidas que se acabam, a sorrir,
    Luzes que se apagam, nada mais,
    É sonhar em vão, tentar aos outros, iludir,
    Se o que se foi, pra nós não voltará, jamais!
    Para que chorar, o que passou,
    Lamentar perdidas ilusões,
    Se o ideal que sempre nos acalentou,
    Renascerá em outros corações!
    Luzes da Ribalta (Limelight)
    Charles Chaplin/geofrey Parsons

     Versão:Antonio Almeida e Braguinha
    .

    Vida Eterna Magia

    Magia da Vida é despertar a cada manhã e sentir o coração pulsar feliz, e em paz consigo mesma.
     
    É descobrir que mesmo num mundo tão difícil e duro, a felicidade é perfeitamente possível, e está nas coisas mais simples e nos momentos mais singelos.
     
    É sentir a emoção aflorar e romper-se em lágrimas e risos.

    É apreciar a singeleza e a beleza de um botão de rosa desabrochando.

    É observar o lento deslize nas nuvens num céu azul.
     
    É deliciar-se com o vento batendo no rosto, fazendo um redemoinho em nossos cabelos.

    É fechar os olhos diante do mar e perder-se no ruído reconfortante das ondas.

    É ouvir uma melodia e deixar que esta vibração aflore em nossa pele.

    É emocionar-se a cada dia com os pequenos gestos de carinho da família, do companheiro, ou do amigo.

    É surpreender o companheiro com um beijo estalado nas bochechas.

     

    É o abraço aconchegante e silencioso do companheiro nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

    É desfrutar a alegria do gargalhar delicioso de uma criança.

    É deixar-se envolver pelo olhar maroto de uma criança após ter feito travessuras.

    É perceber o brilho do olhar curioso e desconfiado de uma criança ao tentar descobrir se Papai Noel existe ou não.

    É a cura do “dodói” pelo simples toque ou pelo beijinho da mamãe.

    É saborear um picolé de limão, num dia ensolarado, e lambuzar-se toda.

    É comer aquele pastel de carne com azeitona ou aquele bolinho de bacalhau no bar da esquina, com aquela garapa feita de cana-de-açúcar, gelo e limão.

    É tomar aquela raspadinha com tudo o que tem direito: leite condensado, gelo e groselha à vontade.

    É tomar aquele cafezinho cremoso com chantilly e pão de queijo.

    É sentar no sofá, assistir TV e comer aquele saco de pipoca e escutar a reclamação da mamãe, do papai ou do maridão — Olha a sujeira que você está fazendo!

    É o chocolate ou chá quente nos proporcionando envolvente sensação de satisfação e aconchego, principalmente no Inverno.

    É saborear a comidinha feita pela mamãe.

    É acreditar nas palavras mágicas “sou capaz” e repeti-las para o outro “você é capaz”.

    É descobrir que somente o poder do amor e do perdão são capazes de cicatrizar as feridas mais profundas e sarar as dores mais agudas.
    .
    É aceitar que a evolução da ciência é necessária para a evolução do homem, seja material e/ou espiritualmente.

    E é por tudo o que foi dito, e o que ainda nao foi dito, e pelo o que você concerteza acrescentará, que a VIDA foi, é, e sempre será uma ETERNA MAGIA.

    Vida Eterna Magia
    Texto enviado por: Iria Maria Assis
    http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/.
    Faça o que for necessário para ser feliz.
    Mas não se esqueça que a felicidade
    é um sentimento simples, você pode
    encontrá-la e deixá-la ir embora
    por não perceber sua simplicidade.
    Mário Quintana
    .