Bolero — Maurice Ravel

“Música demasiadamente conhecida, mas sempre nova, dada a sua simplicidade. Uma melodia de origem oriental e não espanhola, que se enrola em si própria, que aumenta de volume e de intensidade, devorando o espaço sonoro e envolvendo a melodia no final”.Maurice Béjart

O Bolero esconde grande originalidade e, em sua versão de concerto, chegou a ser uma das obras musicais mais interpretadas a ponto de permanecer, até 1993, em primeiro lugar na classificação mundial de direitos da Sociedade dos Autores, Compositores e Editores de Música (SACEM). Blog Saltitando com as palavras
Bolero (Boléro, no título original francês) é uma obra musical de um único movimento escrita para orquestra pelo compositor e pianista francês  (Joseph) Maurice Ravel.

Originalmente composta para um ballet,  teve sua premiére, em 1928, e é considerada a obra mais famosa de Ravel e uma das mais célebres obras musicais de todos os tempos.

A história do Bolero remonta a 1927 e provém de um pedido da dançarina russa Ida Rubinstein que encomendou a Ravel a criação de um “ballet a caráter espanhol”, para  montar sua companhia “Les Ballets Ida Rubinstein” e competir com o coreógrafo Serguei Diaguilev.

É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma  mulher  toda a vida, quanto dizer que
 um violinista precisa  de diversos  violinos
 para tocar a mesma música.
— Honoré de Balzac

Pão Branco e algumas razões para eliminá-lo de vez!

Não há como resistir a um pãozinho branco quentinho com manteiga no café da manhã, nem tão pouco uns lanchinhos aqui, outros acolá, sem contar aqueles que preferem substituir o jantar por uma “refeição básica e rápida” - o nosso pãozinho branco de todo o dia.

Ele pode ser delicioso, mas o pão branco pode afetar negativamente o seu humor. Novas pesquisas publicadas em junho de 2015 no American Journal of Clinical Nutrition encontraram uma relação entre o consumo de carboidratos refinados e a depressão em mulheres na pós-menopausa. A mesma resposta hormonal que causa a queda nos níveis de açúcar no sangue também pode causar alterações de humor, fadiga e outros sintomas de depressão. Blog Saltitando com as Palavras
Mas será que o pão branco tem valor nutritivo?  Será que é importante para a nossa saúde? Quem quer emagrecer deve cortar o pão branco da dieta? E, afinal, qual seria a melhor opção: pão branco ou integral?

Realmente são muitas dúvidas e a cada dia que passa aumentam as opções nas prateleiras das padarias e nos supermercados deixando o consumidor ainda mais confuso na hora de comprar.

A seguir, publicamos um texto (tradução livre) do site Everyday Health  explicando as razões pelas quais deveríamos eliminar de vez o nosso tão querido e idolatrado pão branco. Confira!

Ela é feito manteiga, ele feito pão.
Ela esparramou-se nele com precisão.
Ele acolheu-a com muita satisfação.
Depois se deleitaram diante de tamanha combinação.
- autor desconhecido