1º de abril — A Mentira Tem Perna Curta ou Faz Crescer o Nariz?

Certamente em alguma fase da nossa existência já ouvimos e/ou falamos uma destas frases: Mentira tem perna curta ou Mentir faz crescer o nariz! e, com certeza, muitos de nós corremos para o espelho para verificar “o tamanho do nariz”!!!

E, muito embora, não haja uma conexão entre o hábito de mentir e 1º de abril – Dia da mentira, vale a pena relembrar que as consequências de uma história não verdadeira podem ser graves, porém, neste dia, 1º de abril, costumamos soltar nossa imaginação e aplicar nos amigos algumas lorotas bem elaboradas e, afinal, quem nunca pregou ou caiu em uma peça neste dia?

Há muitas explicações para o dia 1° de abril ter se transformado no Dia da Mentira. Uma das versões é que tudo iniciou no século XVI, quando o rei da França, Carlos XVI , mudou o Calendário Gregoriano e transferiu a comemoração do ano novo para o dia 1º de janeiro — que antes era comemorado de 25 de março a 1º de abril.

A origem da mentira está na imagem
idealizada que temos de nós próprios
e que desejamos impor aos outros.
— Anais Nin
.

A Mulher Madura — tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira!

De repente, a surpreendo num banco olhando de soslaio, aguardando sua vez no balcão. Outras vezes ela passa por mim na rua entre os camelôs. Vezes outras a entrevejo no espelho de uma joalheria.

A mulher madura, com seu rosto denso esculpido como o de uma atriz grega, tem qualquer coisa de Melina Mercouri ou de Anouke Aimé.

Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente. A adolescente não sabe ainda os limites de seu corpo e vai florescendo estabanada. É como um nadador principiante, faz muito barulho, joga muita água para os lados. Enfim, desborda.

A mulher madura nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe. O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago. Seu olhar sobre os objetos não é de gula ou de concupiscência. Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo.

A mulher madura é assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.

A adolescente, com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, nos extasia. Mas a mulher madura tem um som de adágio em suas formas. E até no gozo ela soa com a profundidade de um violoncelo e a sutileza de um oboé sobre a campina do leito.

A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril.

O corpo da mulher madura é um corpo que já tem história. Inscrições se fizeram em sua superfície. Seu corpo não é como na adolescência uma pura e agreste possibilidade. Ela conhece seus mecanismos, apalpa suas mensagens, decodifica as ameaças numa intimidade respeitosa.

Sei que falo de uma certa mulher madura localizada numa classe social, e os mais politizados têm que ter condescendência e me entender. A maturidade também vem à mulher pobre, mas vem com tal violência que o verde se perverte e sobre os casebres e corpos tudo se reveste de uma marrom tristeza.

Na verdade, talvez a mulher madura não se saiba assim inteira ante seu olho interior. Talvez a sua aura se inscreva melhor no olho exterior, que a maturidade é também algo que o outro nos confere, complementarmente. Maturidade é essa coisa dupla: um jogo de espelhos revelador.

Cada idade tem seu esplendor. É um equívoco pensá-lo apenas como um relâmpago de juventude, um brilho de raquetes e pernas sobre as praias do tempo. Cada idade tem seu brilho e é preciso que cada um descubra o fulgor do próprio corpo.

A mulher madura está pronta para algo definitivo.

Merece, por exemplo, sentar-se naquela praça de Siena à tarde acompanhando com o complacente olhar o vôo das andorinhas e as crianças a brincar. A mulher madura tem esse ar de que, enfim, está pronta para ir à Grécia.


Descolou-se da superfície das coisas. Merece profundidades. Por isto, pode-se dizer que a mulher madura não ostenta jóias. As jóias brotaram de seu tronco, incorporaram-se naturalmente ao seu rosto, como se fossem prendas do tempo.

A mulher madura é um ser luminoso é repousante às quatro horas da tarde, quando as sereias se banham e saem discretamente perfumadas com seus filhos pelos parques do dia.


Pena que seu marido não note, perdido que está nos escritórios e mesquinhas ações nos múltiplos mercados dos gestos. Ele não sabe, mas deveria voltar para casa tão maduro quanto Yves Montand e Paul Newman, quando nos seus filmes.

Sobretudo, o primeiro namorado ou o primeiro marido não sabem o que perderam em não esperá-la madurar. Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar.

A Mulher Madura — tem algo de orquídea...
Autor: Texto extraído do livro A Mulher Madura  de Affonso Sant’Anna
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com
.
Leia também:
Mulher — Eterna lutadora em busca de seu espaço.
Oração da Mulher

Mulher,Hoje é seu Dia! Sonhe e Realize!
Como Mulher é Bom!Serve Para Tanta Coisa!!!
O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher
pode ter; quanto mais velha ela fica,
mais interesse ele tem por ela.
— Agatha Christie


Mulher — Eterna lutadora em busca de seu espaço.

Hoje, encontramos mulheres ocupando espaços na política, na justiça, no esporte, no militarismo, enfim, espaços antes ocupados somente por homens e, com uma capacidade e eficiência ainda maior do que a masculina.

É claro, que para garantir estes espaços, houve muitas lutas sociais que culminaram com as conquistas femininas e sabemos que muitas mulheres deram suas vidas para que a mulher atual pudesse desfrutar do espaço conquistado.

No século XIX, a mulher tinha o papel de submissa, de obediente e serva e, as que ousaram romper com este papel, enfrentaram os tabus para romper preconceitos e lutar por sua liberdade pessoal.

A literatura mundial e, especificamente, a brasileira, através de autores literários como José de Alencar e Jorge Amado, procuraram desmistificar o papel que a mulher sempre teve na sociedade: um papel de submissão e de inferioridade em relação ao homem.

A trajetória, os avanços e retrocessos da mulher no decorrer dos séculos XIX e XX foi analisada por Alencar através de “Senhora” e “Lucíola” que retratam a realidade feminina vivida no século XIX .

Alencar enfoca dois universos totalmente adversos: a mulher romântica, feminina, mas com a capacidade de quebrar tabus e romper padrões épicos e elitizados e, que sofre as conseqüências dos atos praticados, dando oportunidade a outras mulheres de focarem a feminilidade de cada uma, com o respeito que todas as mulheres merecem.


Há ainda a mulher que continua submissa ao homem: Pai, irmão, esposo,ela não se indispõe, obedece, respeita e age vivendo em função do homem, ele é quem determina tudo, não importando quem é e, o que é a mulher.


... Nós, mulheres, seremos sempre...
jovens, idosas, maduras, imaturas, belas,
feias, dengosas, charmosas, mimadas,
vaidosas ou não... apaixonadas
ou à espera.. mas sempre, sempre, vai
pulsar no nosso peito esse coração de
mulher... que ninguém entende... mas
que sabe muitas vezes adivinhar a vida !
.
..

Oração da Mulher

Senhor, me ajude a nunca desistir de ser mulher.

Coloque um espelho no meio do meu caminho entre a lavanderia, o supermercado, o sapateiro, o colégio e a locadora. E que, ao me olhar, eu goste do que veja.
.
Não deixe que eu passe uma semana sem usar um batom bem vermelho, uma bota bem alta ou um jeans bem justo.
.
Proteja meus cachos do vento e os brincos e anéis dos olhares invejosos.

Nunca deixe faltar na minha vida comédias românticas e boas depiladoras.

Deixe que eu feche os registros e as janelas. Mas, por favor, abra algumas portas. Nem que seja a do carro.
.
Se eu estiver com vontade de chorar, faça com que eu chore um dilúvio. E que tenha saído de casa sem pintar o olho.
.
Para cada dia de TPM, me dê uma vitrine com sapatos lindos.

Já que eu nunca pedi milagres, faça que minhas celulites sejam ao menos discretinhas.

Me dê saúde, tempo livre, silêncio. E que nunca falte O.B. na minha bolsa.

Nos engarrafamentos, faça com que eu ligue o rádio e esteja tocando minha música preferida. E que eu lembre da letra para cantar.


Dê forças para eu insistir que meus filhos comam salada, digam "por favor" e "obrigado", limpem a boca no guardanapo, façam as pazes e puxem a descarga.
.
Cegue meus olhos para as sujeiras nos cantos e os brinquedos no meio da sala - eles vão estar sempre lá, isso eu já vi.

Ajude para que eu chegue do trabalho e ainda consiga brincar, ver desenho, contar história, fazer cosquinha, pintar dentro da linha preta. Ou fazer só uma dessas coisas.
.
E se eu não tiver a menor condição de me manter em pé, faça com que meu filho chegue dormindo da escola.
 
Em dias difíceis, me dê persistência para seguir na dieta.
.
Faça com que eu não esqueça de ligar para os meus pais e meus amigos. Dê firmeza para os seios e para a hora do castigo.

Ajude para que o meu trabalho não seja bom somente no dia do pagamento.
..
Proteja minhas poucas horas de sono e não me julgue mal caso eu não acorde no meio da noite para cobrir meus filhos.
 
Não deixe que a minha testa fique tão franzida a ponto de parecer uma saia plissada. E eu, uma louca estressada.

Faça com que o sol seja meu personal trainer, meu complexo de vitaminas, meu carregador de bateria - mas quando eu pedir um diazinho de chuva, não pergunte por quê.
.
Para cada batata quente no trabalho, me dê um café recém-passado. Entenda quando eu rezo para cancelarem uma reunião - não é gastar reza à toa, pode ter certeza.
.
No meio de tudo isso, faça com que eu ache tempo para virar namorada de novo, ir no cinema, jantar fora, beijar na boca, dormir abraçadinha. .

Ilumine o espelho do banheiro e proteja minhas pinças, meus cremes e segredos.
.
Ajude a não faltar gasolina, não furar o pneu, não arranhar a calota. Afaste os motoqueiros do meu retrovisor.
 
Senhor, por pior que seja o meu dia, faça com que ele termine, e não eu.
.
Oração da Mulher
Autor: desconhecido
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com/
.
Leia também:
Mulher — Eterna lutadora em busca de seu espaço
A Mulher Madura — tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira!.
Como Mulher é Bom!Serve Para Tanta Coisa!!!
Mulher, Hoje é seu Dia! Sonhe e Realize!
"Pode-se graduar a civilização de um povo
pela atenção, decência e consideração
com que as mulheres são educadas,
tratadas e protegidas."
By Marquês de Maricá
.